Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
2010_tatiana_xerez.pdf (3.190Mb)

Collections
  • PPGCA - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O QUIXOTISMO CONTEMPORÂNEO: A FOTOGRAFIA DE CHEMA MADOZ NA ERA DA PRODUTIBILIDADE TÉCNICA
Xerez, Tatiana Rodrigues
Abstract
A dissertação é uma pesquisa sobre fotografia contemporânea, trabalhada a partir da obra do fotógrafo espanhol, Chema Madoz. A partir das ações e reações provocadas pela obra do fotógrafo, busca-se entender como e por que as fotos de Madoz se destacam no paradigma contemporâneo. Neste sentido, são lançadas bases teóricas que delineiam as condições globais em que a obra existe e circula e, a partir desta reflexão define-se o ambiente da produtibilidade técnica, uma readaptação do conceito de Walter Benjamin, de importância vital para a compreensão dos efeitos provocados pela obra de Madoz. O trabalho também estuda o Surrealismo e seus preceitos, que também são essenciais para a análise da fotografia do artista em questão. Procuradas e encontradas as bases, é feita uma análise prática das fotografias em que se demonstra como as escolhas feitas pelo autor provocam um tipo de recepção ativa, tendo em mente a importância da instância do espírito humano na fruição de uma obra de arte, considerando sensação e pensamento, e toda a realidade ampliada possibilitada pela reunião do mais livre encadeamento de possibilidades. Assim, busca-se estabelecer uma conexão entre a obra do autor e sua condição quixotesca dentro da realidade contemporânea a partir de suas escolhas que, por sua vez, estabelecem uma relação ativa entre autor-receptor, indicando, desta forma, um caminho alternativo de ação dentro da arte contemporânea
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
XEREZ, Tatiana Rodrigues. O Quixotismo contemporâneo: a fotografia de Chema Madoz na era da produtibilidade técnica. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
Subject(s)
Fotografia
Arte
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealismo
Arte
Fotografia
Surrealismo
Benjamin, Walter, 1892-1940
Madoz, Chema, 1958-
Photography
Art
Chema Madoz
Walter Benjamin
Surrealism
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram