Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
2011_flavio_santos.pdf (645.8Kb)

Collections
  • PPGCA - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ESTÉTICA DO OPRIMIDO DE AUGUSTO BOAL: UMA ODISSÉIA PELOS SENTIDOS
Conceição, Flavio Santos da
Abstract
Augusto Boal, teatrólogo brasileiro, criou o Método do Teatro do Oprimido, que tem por objetivo potencializar as faculdades artísticas de todo ser humano. Para ele todo ser humano não só tem a capacidade de fruir a arte, mas é um artista em sua essência. Durante toda sua trajetória artística, Boal publicou peças teatrais, romances e livros teóricos que são a base de sua metodologia; sua última obra intitulou-se A Estética do Oprimido e foi lançada meses depois de sua morte em 2009. A presente dissertação visa à análise desse último livro, que é a fundamentação teórica de todo seu Método. Busco investigar quais novas práticas surgiram dessa teoria e quais teses corroboram ou não seu pensamento. No primeiro capítulo faço um levantamento histórico de Boal desde o Teatro de Arena até a criação do Centro de Teatro do Oprimido; o segundo capítulo traz a leitura particular que Boal faz do conceito de Estética; no terceiro capítulo conceituo o Pensamento Sensível e Pensamento Simbólico, bases para o entendimento de sua proposta; finalizando, no quarto capítulo, faço a ligação entre a arte e o cérebro, sugerida por Boal, buscando criar uma analogia entre a Teoria dos Neurônios Estéticos e a Neuroplasticidade. No decorrer da dissertação perceberemos algumas lacunas existentes nas ideias defendidas por Boal, meu objetivo é buscar caminhos para fundamentar suas teses com bases científicas comprovadas, a fim de fortalecer sua credibilidade acadêmica
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
CONCEIÇÃO, Flavio Santos da. Estética do oprimido de Augusto Boal: uma odisséia pelos sentidos. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
Subject(s)
Teatro do oprimido
Augusto Boal
Estética
Estética (Arte)
Teatro
Sociedade civil
Boal, Augusto 1931-2009
Theater of the oppressed
Augusto Boal
Aesthetics
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31258
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram