Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
2011_vivian_barbosa.pdf (619.5Kb)

Collections
  • PPGCA - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
SOBRE A AUTONOMIA DA FORMA NA DANÇA: RUDOLF LABAN CONFRONTADO A PARTIR DE THEODOR ADORNO
Barbosa, Vivian Vieira Peçanha
Abstract
Esta pesquisa abre uma discussão acerca da questão da autonomia da forma na dança a partir da análise do trabalho desenvolvido pelo teórico, bailarino e coreógrafo Rudolf von Laban (1879-1958). A proposta é situar este artista e teórico do movimento diante do projeto de emancipação das formas artísticas sugerido pelas vanguardas do início do século 20, e mais especificamente, situar sua dança e suas proposições teóricas de acordo com a visão de Theodor Adorno sobre as vanguardas históricas. Uma das principais preocupações das vanguardas, como se sabe, era a desvinculação das formas de arte aos problemas externos, enredos psicológicos ou políticos, além do resgate dos elementos e princípios mais fundamentais para cada tipo específico de arte. É como podemos observar na pintura abstracionista e na música dodecafônica, por exemplo: o olhar estava voltado para a configuração formal da arte em si, e para o estudo de seus elementos mais básicos. A reflexão que Theodor Adorno traz sobre o problema da autonomia da forma nas primeiras décadas do século 20, nos ajudará a lançar, então, um olhar sobre a própria dança moderna, a partir dos trabalhos artísticos e teóricos desenvolvidos por Rudolf von Laban na mesma época
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
BARBOSA, Vivian Vieira Peçanha. Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
Subject(s)
Rudolf von Laban
Dança moderna
Autonomia da arte
Dança moderna - aspecto histórico
Laban, Rudolf von, 1879-1958
Rudolf von Laban
Modern dance
Autonomy of art
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31259
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram