SOBRE A AUTONOMIA DA FORMA NA DANÇA: RUDOLF LABAN CONFRONTADO A PARTIR DE THEODOR ADORNO
Dança moderna
Autonomia da arte
Dança moderna - aspecto histórico
Laban, Rudolf von, 1879-1958
Rudolf von Laban
Modern dance
Autonomy of art
Abstract
Esta pesquisa abre uma discussão acerca da questão da autonomia da forma na dança a partir da análise do trabalho desenvolvido pelo teórico, bailarino e coreógrafo Rudolf von Laban (1879-1958). A proposta é situar este artista e teórico do movimento diante do projeto de emancipação das formas artísticas sugerido pelas vanguardas do início do século 20, e mais especificamente, situar sua dança e suas proposições teóricas de acordo com a visão de Theodor Adorno sobre as vanguardas históricas. Uma das principais preocupações das vanguardas, como se sabe, era a desvinculação das formas de arte aos problemas externos, enredos psicológicos ou políticos, além do resgate dos elementos e princípios mais fundamentais para cada tipo específico de arte. É como podemos observar na pintura abstracionista e na música dodecafônica, por exemplo: o olhar estava voltado para a configuração formal da arte em si, e para o estudo de seus elementos mais básicos. A reflexão que Theodor Adorno traz sobre o problema da autonomia da forma nas primeiras décadas do século 20, nos ajudará a lançar, então, um olhar sobre a própria dança moderna, a partir dos trabalhos artísticos e teóricos desenvolvidos por Rudolf von Laban na mesma época
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Document type
DissertaçãoSource
BARBOSA, Vivian Vieira Peçanha. Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.Subject(s)
Rudolf von LabanDança moderna
Autonomia da arte
Dança moderna - aspecto histórico
Laban, Rudolf von, 1879-1958
Rudolf von Laban
Modern dance
Autonomy of art