“CIDADE MARAVILHOSA” A ESTÉTICA TURÍSTICA DO RIO DE JANEIRO COMO CONSUMO DE UMA AUTENTICIDADE CONSTRUÍDA
Imagem
Autenticidade
Consumo turístico
Rio de Janeiro
Porto Maravilha
Turismo
Imagem
Autenticidade
Tourism
Image
Authenticity
Tourist consumption
Rio de Janeiro
Porto Maravilha
Abstract
Situado no contexto da hipermodernidade, o turismo, associado ao capitalismo contemporâneo, cria elementos e outras formas de construção e produção de lugares e destinos a serem consumidos por turistas. Desse modo, despontam com as novas formas de consumo, mobilizadas, principalmente, por prazeres estéticos, mudanças de paradigmas quanto ao modo de consumir e de produção, em especial, aquele relacionado às experiências. Pressupondo que turistas são movidos por experiências, tais experiências são frequentemente construídas por meio do uso de imagens que, em sua maior parte, indicam idealizações e fetichizações de locais, culturas e identidades forjadas, com a finalidade de serem consumidas por turistas ávidos por desfrutar dessa vivência. Tomando por base essa acepção, a presente pesquisa objetiva analisar as imagens turísticas da cidade do Rio de Janeiro sob as perspectivas da produção e da recepção da imagem, além de buscar compreender de que forma sua imagética vem sendo mercantilizada como representação da cultura da cidade. O estudo questiona até que ponto as imagens de um Rio de Janeiro supostamente “autêntico” comprometem a percepção da cidade, pelos turistas, em seus múltiplos sentidos e expressões. Contudo, não se pretende colocar em questão e trazer o conceito de autenticidade para o turismo, no sentido de questionar a artificialidade de uma experiência turística ou colocá-la em debate como sendo ou não autêntica. A autenticidade é, então, entendida como uma imagem, portanto, uma representação de autenticidade, um artifício criado pela economia estetizada da hipermodernidade. Dessa maneira, em vista de se vender aos turistas a cultura como “autêntica”, questiona-se como a imagem dessa “cultura autêntica” é construída, forjada de forma a selecionar o que seria interessante ao turista, em detrimento de uma multiplicidade da cultura. Assim, o Porto Maravilha – região portuária da cidade do Rio de Janeiro – foi o recorte espacial escolhido para que pudessem ser feitas essas análises. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-explicativo, para que o objetivo do trabalho seja alcançado, utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise de imagens, apoiada na combinação de múltiplos métodos, tais como o da Antropologia Visual – por meio da fotoetnografia –, o método semiótico, a análise de conteúdo, bem como métodos para pesquisas em ambientes virtuais. Os resultados do trabalho apontam para a construção de um ideário de cultura do Rio de Janeiro e para o modo com que o turista percebe a cultura local, muitas vezes, pautada por um consumo imagético, cujas representações da cultura estão forjadas na imagem. Desse modo, tem-se como efeito o silenciamento da diversidade de manifestações culturais em detrimento de um ideal de cultura, construída como autêntica.
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Document type
DissertaçãoSource
VALLADÃO, Alison Sapienza de Oliveira. “Cidade Maravilhosa” a estética turística do Rio de Janeiro como consumo de uma autenticidade construída. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo, Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
TurismoImagem
Autenticidade
Consumo turístico
Rio de Janeiro
Porto Maravilha
Turismo
Imagem
Autenticidade
Tourism
Image
Authenticity
Tourist consumption
Rio de Janeiro
Porto Maravilha