Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Turismo e Hotelaria - GTH
  • PPGTUR - Programa de Pós-Graduação em Turismo - Niterói
  • PPGTUR - Mestrado - Niterói
  • PPGTUR - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Turismo e Hotelaria - GTH
  • PPGTUR - Programa de Pós-Graduação em Turismo - Niterói
  • PPGTUR - Mestrado - Niterói
  • PPGTUR - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação (2.957Mb)

Collections
  • PPGTUR - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
VEGANISMO E TURISMO NO BRASIL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA OFERTA TURÍSTICA
Oliveira, Romário Loffredo de
Abstract
O veganismo é um movimento social que apresenta o fim da exploração animal como ideologia e reúne adeptos que executam ações individuais e coletivas para alcançar esse propósito nos âmbitos social, ambiental e político. Essa ressignificação dos padrões de produção e consumo da sociedade, por meio de práticas mais responsáveis, atinge principalmente o mercado alimentício, mas se estende para demais setores econômicos, como o de serviços, que inclui o entretenimento, a hospedagem, entre outros que envolvem o planejamento de uma viagem e o mercado turístico. Ao se considerar a mutabilidade do fenômeno turístico, de acordo com as variadas demandas e convenções sociais dos turistas, percebe-se que esse mercado de viagens busca se adaptar a fim de satisfazê-los. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre o movimento vegano e o turismo no Brasil, sob a ótica da oferta turística. O percurso metodológico desta pesquisa compreende um estudo exploratório de abordagem qualitativa com triangulação dos seguintes métodos: pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo virtual e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa bibliográfica apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre os temas veganismo e turismo nos contextos nacional e internacional, que resultou nas análises bibliométrica e qualitativa de uma seleção final de 15 artigos científicos revisados por pares e classificados nas seguintes categorias: (1) gastronomia; (2) sustentabilidade; (3) experiências; (4) hospitalidade. Sobre a análise de conteúdo virtual, esta etapa teve início com o mapeamento dos empreendimentos turísticos associados ao veganismo. Foram pesquisadas avaliações positivas com menção ao termo “vegano” na plataforma TripAdvisor para encontrar agências de viagens e meios de hospedagens especializados no atendimento de veganos nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. A partir do resultado do mapeamento turístico, determinados empreendimentos tiveram seus representantes convidados para participar de entrevistas sobre os serviços prestados para o público vegano. Foram realizadas quatro entrevistas a fim de compreender a visão do mercado turístico sobre esta demanda em ascensão e relacionar os relatos às categorias apresentadas anteriormente. Entre os principais resultados da pesquisa, descobriu-se que existe um crescimento na oferta de produtos turísticos adequados para o público vegano, principalmente no que concerne à alimentação desses indivíduos. Foi possível perceber também como os empreendimentos vêm buscando práticas cada vez mais responsáveis nos quesitos socioambientais de forma a atrair veganos e demais consumidores conscientes. Sobretudo, esses empreendimentos revelaram que utilizam o turismo como uma forma de disseminar a ideologia vegana e buscar uma aproximação afável com turistas que possuem interesse ou curiosidade sobre o movimento vegano. Por fim, esta pesquisa possibilitou uma contribuição sobre como a ideologia vegana vem transformando o mercado turístico através das interações sociais entre veganos e onívoros em variados destinos turísticos.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
OLIVEIRA, Romário Loffredo de. Veganismo e Turismo no Brasil: um estudo sob a ótica da oferta turística. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo, Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Turismo vegano
Mercado Turístico
Veganismo
Novos movimentos sociais econômicos
Turismo
Veganismo
Vegan tourism
Tourist market
Veganism
new economic social movement
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31467
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram