DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM LETRAMENTO EM SAÚDE INSUFICIENTE NA POPULAÇÃO IDOSA: ESTUDO DE VALIDAÇÃO
Letramento em Saúde
População Idosa
Teoria de Médio Alcance
Processo de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Letramento em Saúde
Idoso
Processo de Enfermagem
Nursing Diagnosis
Health Literacy
Elderly Population
Middle Range Theory
Nursing Process
Abstract
Introdução: O presente estudo propõe-se refinar e validar o diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Insuficiente para a população idosa. E sustenta a tese de que: uma teoria de médio alcance pode fundamentar teoricamente as particularidades do diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Insuficiente na população idosa, por meio de explicações causais e contribuir no julgamento clínico do fenômeno. Objetivo: Avaliar evidências de validade conceitual, de conteúdo e teórico-causal da proposta diagnóstica Letramento em Saúde Insuficiente para idosos. Método: Estudo realizado em três fases: 1) análise do conceito pelo método de Walker & Avant que possibilitou a elaboração de uma proposta diagnóstica de enfermagem no formato NANDA-I; 2) validação do conteúdo, abordagem quantitativa, com 70 juízes. Cada elemento diagnóstico foi definido conceitual e operacionalmente e validado estatisticamente de acordo com a sabedoria coletiva por meio do índice de validação de conteúdo (IVC); 3) elaboração da teoria de médio alcance (TMA) para explicar, relacionar o diagnostico clínico com os aspectos teóricos que o sustentam. Resultados: Na primeira fase, identificaram-se três atributos: dificuldade em acessar, processar, compreender e aplicar as informações em saúde; não compreender as informações e não agir em prol de sua saúde e motivação diminuída em tomar decisões apropriadas para manutenção de sua saúde. Quinze antecedentes e sete consequentes do fenômeno do Letramento em Saúde Insuficiente na população idosa. Resultando-se em sete características definidoras: déficit de informações sobre suas condições de saúde e doença (IVC 98,6), dificuldade em buscar apoio ou informações de saúde quando necessárias para tomada de decisão em saúde, dificuldade em saber agir em prol da saúde, dificuldade de seguir informações escritas ou orais de profissionais de saúde todos com (IVC 91,4), agravamento das condições de saúde e/ou dificuldade de controlar a doença e baixa participação social e menos propensos a manter uma rede de apoio e a utilizar recursos sociais (IVC 88,6) e dificuldade de adesão à terapia medicamentosa (IVC 84,3). Seis fatores relacionados: apoio ou suporte social deficiente (IVC 91,4), conhecimento deficiente e comunicação inadequada e/ou apressada dos profissionais de saúde, superestimando habilidades de entendimento (IVC 90,0), vergonha do usuário em perguntar (IVC 88,6), materiais de saúde produzidos/escritos no nível educacional acima da maioria da população sem considerar o nível de letramento em saúde (IVC 84,3) e sistema de saúde sobrecarregado (IVC 80,0). Quatro populações em risco: imigrantes e/ou não falar a língua nativa (IVC 90,0), baixa escolaridade e desfavorecido economicamente (IVC 88,6) e idoso (IVC 87,1). Cinco condições associadas: déficit cognitivo (IVC 97,1), déficit sensorial (IVC 94,3), sintomas depressivos/depressão e declínio da função física (IVC 92,9) e doença crônica (IVC 88,6). Na terceira fase, explicou-se, a partir da TMA, a relação dos fatores etiológicos do Letramento em Saúde Insuficiente na população idosa com os consequentes à luz do Modelo de Promoção da Saúde de Pender e da Teoria Lifespan de Baltes. Conclusão: o desenvolvimento da TMA contribuiu para explicar a relação de causalidade entre os antecedentes e consequentes do diagnostico sustentado em uma teoria de enfermagem própria que auxilia no raciocínio para a intervenção direcionada a promoção da saúde orientando de modo prático o enfermeiro quanto aos aspectos a serem observados na população idosa, de como atuar e quais resultados medir. Associa ainda uma teoria do envelhecimento que ao ser aplicado na prática para a condução do diagnóstico pode ajudar na compreensão de que aspectos são importantes ser considerados nessa população específica, os pressupostos defendidos nessa tese podem orientar o ensino, a pesquisa e a prática no cuidado as pessoas idosas para o alcance de letramento em saúde.
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Document type
TeseSource
CARDOSO, Rachel da Silva Serejo. Diagnóstico de enfermagem letramento em saúde insuficiente na população idosa: estudo de validação. 2022. 210 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Diagnóstico de EnfermagemLetramento em Saúde
População Idosa
Teoria de Médio Alcance
Processo de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Letramento em Saúde
Idoso
Processo de Enfermagem
Nursing Diagnosis
Health Literacy
Elderly Population
Middle Range Theory
Nursing Process