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APLICAÇÃO CONJUNTA DO MÉTODO CPP E DA CLASSIFICAÇÃO ABC PARA SELEÇÃO DE MODAL E FORNECEDORES DE TRANSPORTE INTERNACIONAL EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
Toledo, Nicolas Andrade Pereira
Abstract
Este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo, utilizando o método de Composição Probabilística de Preferência (CPP) em conjunto com a categorização ABC, para auxiliar a escolha de modais e fornecedores de transporte para a importação de componentes automobilísticos de Cantão e Xangai, localidades chinesas, com destino ao Brasil. Foram considerados ao todo nove critérios, sendo três quantitativos, relacionados às características das peças, e seis qualitativos, obtidos através de revisão de literatura e análise de especialistas. Foram levantadas sete alternativas, sendo seis de transporte marítimo e um transporte multimodal, variando entre si pelo tempo de trânsito, local e quantidade de pontos de transbordo. As peças de um total de 52 fornecedores foram classificadas em três categorias, com base na classificação ABC, e para cada categoria foi utilizado como critério o volume em metros cúbicos para os próximos 12 meses na escolha dos fornecedores. O método CPP foi aplicado a cada categoria individualmente, utilizando o software R. Este método probabilístico foi utilizado dada a capacidade de considerar imprecisões e proporcionar um aprimoramento na priorização das alternativas. Os critérios qualitativos foram avaliados através de formulário e entrevista com os especialistas e os quantitativos calculados através do software Excel. Constatou-se que o modelo refletiu parcialmente a decisão final da empresa, alinhando-se à escolha de uma das duas alternativas especificadas pela empresa, devido à influência dos critérios qualitativos no resultado agregado e à preferência da empresa por critérios relacionados aos custos de transporte. Uma análise de sensibilidade foi realizada variando os parâmetros de dias de estoque de segurança, a quantidade média de peças por pedido e a taxa de ocupação dos containers. Verificou-se que a modificação de tais parâmetros indicou variações nas preferências finais individuais de determinadas alternativas, fornecendo como um direcional estratégico para a empresa a consideração da utilização do serviço multimodal em volumes abaixo de 10 m³ para as peças das categorias B e C de Xangai e apresentando a importância de refinar a mensuração quantitativa dos riscos das rotas de transporte das alternativas. Diante do exposto, o modelo apresentou-se satisfatório no auxílio do processo de decisão na seleção de fornecedores e modais de transporte para indústrias automobilísticas. Seus resultados indicaram a relevância de se considerar diferentes critérios e as características das peças na decisão e servem como direcional para a ampliação da visão do problema para a empresa. Recomenda-se, para pesquisas futuras, a aplicação do modelo em outras rotas, ampliação dos tipos de alternativas, como por exemplo o transporte LCL (Less container load), o aperfeiçoamento dos critérios quantitativos, com a inclusão de outros critérios que representem as características das peças, sinergia com um método que possa fornecedor ordenação aos critérios, como o AHP e reduzir o grau de incerteza nas avaliações qualitativas a partir do aumento dos participantes da pesquisa, ou a utilização de um método heurístico para melhorar o tratamento dos dados, como por exemplo a lógica Fuzzy.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
TOLEDO, Nicolas Andrade Pereira. Aplicação conjunta do método CPP e da classificação ABC para seleção de modal e fornecedores de transporte internacional em uma indústria automobilística. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.
Subject(s)
Classificação ABC
Composição probabilística de preferência
Seleção de fornecedor de transporte
Seleção de modal de transporte
Transporte internacional
Composição probabilística de preferência
Transporte internacional
Logística
Indústria automobilística
ABC classification
Transportation supplier selection
International transportation
Probabilistic preference composition
Transportation mode selection
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31508
License Term
CC-BY-SA
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