A DIÁSPORA AFRICANA NO RIO DE JANEIRO: O PATRIMÔNIO CULTURAL DA REGIÃO DA PEQUENA ÁFRICA E AS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS POR AGENTES DE TURISMO
Turismo
Educação
Rio de Janeiro
Pequena África
Pequena África
Patrimônio cultural
Diáspora africana
Rio de Janeiro
Cultural Heritage
Tourism
Education
Rio de Janeiro
Pequena África
Abstract
O patrimônio cultural nascido da diáspora africana e a sua relação com os agentes de turismo que, sob o ponto de vista educacional, utilizam a região da Pequena África na cidade do Rio de Janeiro, constitui o objeto de pesquisa do presente trabalho. O objetivo é entender de que forma o legado deixado pelo povo africano no Brasil tem sido abordado pela educação turística nesta região. Deste modo buscamos entender como o turismo na cidade do Rio de Janeiro utiliza os locais de memória oriundos do tráfico transatlântico do continente africano para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX. E também, qual a importância da valorização do turismo étnico na cidade, que se desenvolve por meio das ações educacionais dos agentes de turismo locais. A justificativa para a escolha do tema da pesquisa surgiu em 2018 através da proximidade do autor com o campo estudado, que ao percorrer a região da Pequena África para realização de um roteiro para o curso de guia de turismo, identificou as relações históricas que permeiam o lugar. Foi realizado um estudo qualitativo exploratório de base etnográfica, utilizando os procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, observação direta e participante, entrevista semiestruturada e um questionário semiaberto. Posteriormente foi realizada a análise do material empírico coletado com base no referencial teórico. A pesquisa foi dividida em três momentos definidos de acordo com a necessidade de explicação dos temas. No primeiro, uma contextualização da diáspora africana para melhor entendimento sobre a região da Pequena África. No segundo, a importância do patrimônio cultural e qual é esse patrimônio na região estudada. Por fim, contextualizamos a abordagem da educação e analisamos os dados da pesquisa realizada com guias de turismo que trabalham na região. Dessa forma, procuramos entender como tem sido conduzido o processo de turismo e educação na região. Entre os principais resultados encontrados, está a unanimidade em reconhecer a necessidade de formação para os guias de turismo. Na pesquisa de campo, nas entrevistas e nos questionários ficou evidenciada a importância de uma formação de qualidade, pois trata-se de uma região que abriga não um atrativo turístico apenas, mas um lugar de memória sensível. O Instituto Pretos Novos – IPN, foi citado como a principal instituição indicada para a formação dos guias de turismo no local. A importância da cultura africana na cidade está evidenciada na arquitetura colonial que moldou o início da vida dos africanos escravizados na região portuária da cidade. Hoje esses lugares sobrevivem de lutas protagonizadas por homens e mulheres que trabalham para divulgação da cultura. As ações educativas dos guias de turismo e os esforços dos membros do Instituto Pretos Novos emergem como importantes fatores que contribuem para a sobrevivência e conservação desse patrimônio. A ressignificação desses lugares de dor, em lugares de memória, de educação e entretenimento foram abordadas neste trabalho.
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Document type
DissertaçãoSource
AZEVEDO, Renato Ferreira de. A diáspora africana no Rio de Janeiro: o patrimônio cultural da região da pequena África e as ações educativas desenvolvidas por agentes de turismo. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo, Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Patrimônio CulturalTurismo
Educação
Rio de Janeiro
Pequena África
Pequena África
Patrimônio cultural
Diáspora africana
Rio de Janeiro
Cultural Heritage
Tourism
Education
Rio de Janeiro
Pequena África