EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE E ENSINO DE LÍNGUAS NOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DA UFRJ, DA UERJ E NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFF
Ensino de Línguas
Plurilinguismo
Línguas Estrangeiras
Colégio de Aplicação da UFRJ
Colégio de Aplicação da UERJ
COLUNI
Ensino de língua estrangeira
Language Policy
Foreign Language Teaching
Multilingualism
Foreign Language
UFRJ Application School
UERJ Application School
COLUNI
Abstract
O ensino de língua estrangeira (ELE) na educação básica pública é um assunto amplamente
pesquisado e de relevância comprovada no campo dos estudos da Linguagem. A Lei de
Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 trazia o componente curricular obrigatório Língua
Estrangeira Moderna, único documento que permitiu à comunidade escolar decidir qual
língua estrangeira (LE) oferecer dentro de suas possibilidades, sem privilegiar um ou outro
idioma. Contudo, o cenário mudou, e as políticas linguísticas implementadas no Brasil nos
últimos anos apontam um progressivo apagamento da oferta de línguas na escola. Por
exemplo, a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, coíbe a capacidade de escolha dada
pelas LDB de 1996 e direciona o ensino de LE para um único idioma. Isto posto, o objetivo
desta pesquisa é investigar o ELE nos Colégios de Aplicação da UFRJ e da UERJ e no
Colégio Universitário Geraldo Reis, da UFF, objetos de estudo da comunidade universitária.
Para tal, realizou-se uma análise documental a partir das LDB de 1996 até as mais recentes
legislações. Também foi avaliado como ocorre a manutenção do ELE, quais são as propostas
de ampliação de possibilidades de oferta para além da língua proposta na legislação atual e os
possíveis reflexos dessa política em cada colégio. Além disso, considerou-se também se a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) influencia a organização e o planejamento das
instituições. Este trabalho foi realizado a partir do método de pesquisa qualitativo, de cunho
interpretativista. Como resultado final, observou-se que há oferta de mais de uma língua além
daquela prevista por lei nos estabelecimentos de ensino, assim como há um número
considerável de programas extracurriculares de extensão e/ou de ensino em âmbito escolar,
cujas iniciativas partem tanto das próprias escolas quanto das universidades. No que diz
respeito às interferências das novas legislações, ainda não se observou consequências da Lei
no 13.415/2017 nem da BNCC nos currículos analisados. Assim, esta pesquisa afirma que, por
parte dos colégios estudados, há, sim, a preocupação em manter uma oferta diversificada de
ELE, com manutenção das propostas de projetos de origem interna e externa às instituições a
fim de conservarem um programa de ensino de caráter plurilíngue e díspar às demais escolas
públicas brasileiras.
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Document type
DissertaçãoSource
NOGUEIRA, Rita de Cássia da Silva. Educação plurilíngue e ensino de línguas nos colégios de aplicação da UFRJ, da UERJ e no Colégio Universitário da UFF. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Políticas LinguísticasEnsino de Línguas
Plurilinguismo
Línguas Estrangeiras
Colégio de Aplicação da UFRJ
Colégio de Aplicação da UERJ
COLUNI
Ensino de língua estrangeira
Language Policy
Foreign Language Teaching
Multilingualism
Foreign Language
UFRJ Application School
UERJ Application School
COLUNI