xmlui.metadata.dc.contributor.author | Nogueira, Rita de Cássia da Silva | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:54:54Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2023-12-27T17:54:54Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Rita de Cássia da Silva. Educação plurilíngue e ensino de línguas nos colégios de aplicação da UFRJ, da UERJ e no Colégio Universitário da UFF. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31693 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O ensino de língua estrangeira (ELE) na educação básica pública é um assunto amplamente
pesquisado e de relevância comprovada no campo dos estudos da Linguagem. A Lei de
Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 trazia o componente curricular obrigatório Língua
Estrangeira Moderna, único documento que permitiu à comunidade escolar decidir qual
língua estrangeira (LE) oferecer dentro de suas possibilidades, sem privilegiar um ou outro
idioma. Contudo, o cenário mudou, e as políticas linguísticas implementadas no Brasil nos
últimos anos apontam um progressivo apagamento da oferta de línguas na escola. Por
exemplo, a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, coíbe a capacidade de escolha dada
pelas LDB de 1996 e direciona o ensino de LE para um único idioma. Isto posto, o objetivo
desta pesquisa é investigar o ELE nos Colégios de Aplicação da UFRJ e da UERJ e no
Colégio Universitário Geraldo Reis, da UFF, objetos de estudo da comunidade universitária.
Para tal, realizou-se uma análise documental a partir das LDB de 1996 até as mais recentes
legislações. Também foi avaliado como ocorre a manutenção do ELE, quais são as propostas
de ampliação de possibilidades de oferta para além da língua proposta na legislação atual e os
possíveis reflexos dessa política em cada colégio. Além disso, considerou-se também se a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) influencia a organização e o planejamento das
instituições. Este trabalho foi realizado a partir do método de pesquisa qualitativo, de cunho
interpretativista. Como resultado final, observou-se que há oferta de mais de uma língua além
daquela prevista por lei nos estabelecimentos de ensino, assim como há um número
considerável de programas extracurriculares de extensão e/ou de ensino em âmbito escolar,
cujas iniciativas partem tanto das próprias escolas quanto das universidades. No que diz
respeito às interferências das novas legislações, ainda não se observou consequências da Lei
no 13.415/2017 nem da BNCC nos currículos analisados. Assim, esta pesquisa afirma que, por
parte dos colégios estudados, há, sim, a preocupação em manter uma oferta diversificada de
ELE, com manutenção das propostas de projetos de origem interna e externa às instituições a
fim de conservarem um programa de ensino de caráter plurilíngue e díspar às demais escolas
públicas brasileiras. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Educação plurilíngue e ensino de línguas nos colégios de aplicação da UFRJ, da UERJ e no Colégio Universitário da UFF | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Políticas Linguísticas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Ensino de Línguas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Plurilinguismo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Línguas Estrangeiras | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Colégio de Aplicação da UFRJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Colégio de Aplicação da UERJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | COLUNI | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Mestrado acadêmico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Language Policy | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Foreign Language Teaching | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Multilingualism | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Foreign Language | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | UFRJ Application School | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | UERJ Application School | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | COLUNI | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | Foreign Language Teaching (FLT) in Brazilian Public Schools is a widely researched subject
of proven relevance in the field of Language Studies. The Guidelines and Bases Laws (GBL)
of 1996 brought the mandatory curriculum component Foreign Modern Language, the only
document that allowed the school community to decide which foreign language (FL) to offer
within its possibilities, without privileging one language. However, the scenario changed in
the last years. The recent language policies implemented in Brazil point to a progressive
erasure of the language offer in schools. For example, Law No. 13.415, of February 16, 2017,
prohibits the ability to choose given by the GBL of 1996 and directs the teaching of FL to a
single idiom. This being said, the objective of this research is to investigate the FLT in UFRJ
and UERJ Application Schools, and in UFF Geraldo Reis University College, objects of study
of the university community. To this end, a documentary analysis was carried out from the
GBL from 1996 to the most recent legislation. It was also evaluated how the FLT is
maintained, what are the proposals to expand the opportunities to offer beyond the language
proposed in the current legislation, and the possible reflections of this policy in each college.
In addition, it was also considered whether the National common curriculum Base (NCBB)
influences the organization and planning of the institutions. This work was carried out from
the qualitative and interpretative research method. As a final result, it was observed that there
is more than one language being offered in addition to that provided by law in educational
establishments, as well as there is a considerable number of extracurricular extension and/or
teaching programs at the school environment, whose initiatives start from both the schools
themselves and the universities. With regard to the interferences of the new legislation, no
consequences of Law No. 13.415/2017 or of the NCBB have yet been observed in the
curriculum analyzed. Thus, this research affirms that does exist the concern to maintain a
diversified FL offer from the part of the schools studied. Also, there is a maintenance of
internal or external projects in order to preserve schools multilingual teaching programs,
which excels other Brazilian Public Schools. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Savedra, Monica Maria Guimarães | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Ferreira, Camilla dos Santos | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Souza, Marina Mello de Menezes Felix de | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 87 p. | pt_BR |