CONCEPTUALIZAÇÕES METAFÓRICAS DO MODELO COGNITIVO IDEALIZADO DE SUCESSO
Metáfora Conceptual
Sucesso
Metáfora
Linguística
Sucesso
Idealized Cognitive Model
Conceptual Metaphor
Success
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo conduzir uma investigação em torno do conceito de
“sucesso”, na forma em que ele é percebido, conceptualizado e articulado nos discursos. Para
tanto, são observados os preceitos da Linguística Cognitiva e, mais detidamente, da Teoria da
Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980). Esta pesquisa está alicerçada também
nas noções de Modelo Cognitivo Idealizado (LAKOFF, 1987); frame (FILLMORE, 1982);
esquema imagético (LAKOFF, 1987); metáfora situada e nicho metafórico (VEREZA, 2013;
2016); e nos estudos sobre metáfora, cultura e ideologia (KÖVECSES, 2005; CHARTERIS-
BLACK, 2004; GOATLY, 2007). Como metodologia de pesquisa, emprega-se a triangulação
de dados (DENZIN, 2009), a partir de três corpora distintos, a fim de verificar se o objeto de
análise possui o mesmo sentido em circunstâncias diferentes. Os corpora selecionados são:
memes sobre o sucesso, blogs sobre o sucesso segundo preceitos da religião cristã e blogs
sobre o sucesso no empreendedorismo. A partir da análise dos corpora, investigam-se as
possíveis conceptualizações sobre o SUCESSO, partindo da hipótese de que a linguagem
metafórica presente nos discursos analisados pode relevar a maneira como o SUCESSO é
conceptualizado em nossa sociedade. Os resultados da análise indicam que as metáforas
conceptuais recrutadas para conceptualizar o sucesso são SUCESSO É PRODUTO DE
RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, SUCESSO É DESTINO DE VIAGEM, SUCESSO É
TOPO DE ESCADA, SUCESSO É PARA CIMA, SUCESSO É FRUTO DE COLHEITA,
SUCESSO É SER AGENTE, ALCANÇAR SUCESSO É VITÓRIA NA GUERRA,
SUCESSO É OBJETO/BEM, SUCESSO É BEM VALIOSO e ALCANÇAR SUCESSO É
ATINGIR ALVO. Os resultados indicam, ainda, que algumas metáforas, como SUCESSO É
PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, implicam uma sutil tomada de posição
ideológica, ao denotar a ideia de que o alcance do sucesso depende exclusivamente das ações
daquele que busca ser bem-sucedido. Por fim, entende-se que as metáforas identificadas
estariam na base do MCI de SUCESSO, sendo dominantes na maneira de se pensar, falar e até
mesmo agir a respeito do sucesso em nossa sociedade.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
MATTOS, Mayara de Araújo. Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso. 2023. 228 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Modelo Cognitivo IdealizadoMetáfora Conceptual
Sucesso
Metáfora
Linguística
Sucesso
Idealized Cognitive Model
Conceptual Metaphor
Success