A MATEMÁTICA E O ENSINO INTUITIVO NA REVISTA A INSTRUÇÃO PÚBLICA
Soares, Flávia dos Santos | Posted on:
2013
Abstract
No século XIX, o crescente número de reformas, decretos e políticas voltadas para a instrução pública fomentou o debate educacional dentre os professores primários e secundários brasileiros. Uma das formas de expressão do professorado foram as revistas pedagógicas periódicas que se configuraram como instrumentos significativos
para a organização dos professores e para o movimento associativista docente. Além da questão política, estas revistas possibilitam entender, ou ao menos inferir, dentre outras coisas, o que pensavam, o que liam, e o que era considerado importante quanto as diferentes matérias de ensino como a Matemática. O presente artigo é parte da
pesquisa que tem como objeto de análise as revistas pedagógicas e os artigos por elas publicados no Rio de Janeiro que tratam de questões voltadas ao ensino de Matemática no século XIX. A análise dos textos dedicados ao ensino de Matemática veiculados na imprensa educacional revela-se essencial para captar tendências e elucidar opiniões e discursos dos professores que ensinavam Matemática no Brasil do século XIX e compreender o processo de constituição da escola moderna. Em especial este texto analisa um dos artigos publicados na revista A Instrução Pública a respeito do ensino
intuitivo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]