LEVANTAMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA DOENÇA DE CHAGAS E ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Doença de Chagas, Trypanosoma cruzi, Educação em saúde, Jogo educativo
Chagas Disease, Educational Games, Popular Education, Health Education
Abstract
A Doença de Chagas (DC) é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das 20 Doenças Negligenciadas, caracterizadas pelo acometimento das populações mais vulneráveis de países em desenvolvimento. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que mais de 1,2 milhões de brasileiros são afetados pela doença, tratando-se ainda de uma emergência sanitária. Considerando as dimensões biomédica, político-econômica, sociocultural e epidemiológica da DC, a educação em saúde (ES) pode ser aliada em seu combate, promovendo uma formação crítica e maior envolvimento da população nas decisões políticas e lutas pelo direito à saúde, se configurada numa prática de Educação Popular. Estratégias pedagógicas como jogos educativos, quando combinadas a uma educação popular, têm grande potencial em superar o biologicismo e verticalismo característicos de uma Educação Sanitária. O presente trabalho consiste numa revisão integrativa de jogos educativos para o ensino da DC e análise dos mesmos na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Além da busca literária, pesquisamos jogos fora da literatura de forma complementar, resultando num total de 39 jogos selecionados, sendo 31 presentes nos estudos da literatura e 8 em plataformas digitais. Todos os 39 foram compilados e categorizados quanto ao seu tipo de mídia, formato e temas abordados. Os jogos presentes na literatura (31) foram analisados também quanto à espaço educacional, público-alvo e concepção de ES, concluindo que apenas 6 destes são pautados pelo viés da Educação Popular. Prevalece, nos jogos analisados, concepção da Educação Sanitária, demonstrando um desafio dos dias atuais para o campo da ES e dos jogos educativos em promover uma educação popular.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CONTINENTINO, Alice Lima. Levantamento de jogos educativos para o ensino da doença de Chagas e análise na perspectiva da educação popular em saúde. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Doença de Chagas, Jogos Educativos, Educação Popular, Educação em SaúdeDoença de Chagas, Trypanosoma cruzi, Educação em saúde, Jogo educativo
Chagas Disease, Educational Games, Popular Education, Health Education