EDUCAÇÃO NA ERA PÓS-VERDADE: UM DIÁLOGO DO ENSINO DE BIOLOGIA COM OS DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DA PROBLEMATIZAÇÃO FREIRIANA
Fake news
Pós-verdade
Ensino de biologia
Educação básica
Ensino médio
Material didático
Ensino da Ciência
Dignidade
Acesso à informação
Notícia falsa
Human rights
Post-truth
Biology teaching
Abstract
Com o advento e progresso da era da pós-verdade, os acontecimentos vem
sistematicamente sendo substituídos por opiniões e fragmentos de uma verdade,
muitas vezes manipulada. Nesse cenário, a sociedade cada vez mais desacredita nos
fatos e, em alguns casos, passa a seguir ideologias nocivas, perdendo assim um dos
direitos humanos básicos: o direito ao acesso à informação. De modo geral, os
indivíduos buscam e acreditam nos saberes disseminados na escola, sendo este um
local importante para a reversão do quadro de propagação de “Fake News” que
vivemos na atualidade. Desta forma, o presente trabalho apresenta o planejamento
do quarto bimestre da segunda série do Ensino Médio cujo desenvolvimento do
conteúdo das doenças de maior impacto na sociedade Brasileira foi realizado a partir
da temática sobre a era da pós verdade e as Fake News. Embasando o estudo foram
usados os referenciais de Candau, Benevides, Freire, Adela Cortina, Boaventura,
Pariser e D’ancona. Além do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro e da
BNCC para o desenvolvimento dos conteúdos da proposta. Através de reuniões
semanais foram planejadas e aperfeiçoadas 6 aulas presentes em um andamento
inicial construído na disciplina: Ensino de Ciências e Direitos Humanos. Durante essas
reuniões também foram confeccionados os materiais de apoio didáticos necessários
para a execução do planejamento bimestral. As aulas abordam principalmente: (1) O
que são Fake News e como elas nos manipulam; (2) Traçando paralelos entre as Fake
News na história do Brasil com os dias atuais; (3) Conceitos biológicos e socias
relacionados às doenças Tuberculose, Hepatite e Covid-19; (4) Doenças que
possuem como vetor o Aedes aegypti através da linguagem jornalística; (5) Febre
Amarela, Malária e Leishmaniose trabalhadas através da confecção de um Podcast;
(6) Criação de uma campanha de conscientização acerca das principais ISTs. Em
função da Pandemia da COVID-19, o projeto não foi aplicado em escolas, no entanto
considera-se que o planejamento desenvolvido permite a abordagem da temática das
Fake News atrelada ao conteúdo “doenças” a partir do ensino problematizador
enfatizando a formação de sujeitos críticos frente às informações que recebem
diariamente.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ZEFIRO, Natan Melo. Educação na era pós-verdade: Um diálogo do ensino de Biologia com os Direitos Humanos na perspectiva da problematização freiriana. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Direitos humanosFake news
Pós-verdade
Ensino de biologia
Educação básica
Ensino médio
Material didático
Ensino da Ciência
Dignidade
Acesso à informação
Notícia falsa
Human rights
Post-truth
Biology teaching