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Title: Os cuidados de enfermagem na percepção da criança hospitalizada
Authors: Santos, Priscila Mattos dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Liliane Faria da
metadata.dc.contributor.members: Silva, Liliane Faria da
Depianti, Jéssica Renata Bastos
Cursino, Emília Gallindo
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Santos, Priscila Mattos dos. Os cuidados de enfermagem na percepção da criança hospitalizada. 2014. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2014.
Abstract: O estudo tem como objeto a percepção da criança hospitalizada em idade escolar acerca dos cuidados de enfermagem, e os objetivos são: identificar a percepção da criança hospitalizada em idade escolar acerca dos cuidados de enfermagem; e discutir as melhores formas de abordagem da criança hospitalizada em idade escolar quanto aos cuidados de enfermagem. Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva exploratória, cujo cenário foi a unidade de internação pediátrica de um Hospital Universitário Federal, localizado no estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram dez escolares, e foram utilizados para coleta de dados um formulário para caracterização dos escolares e entrevista mediada por desenho. Para a análise dos dados procedeu-se análise temática. Da análise das entrevistas, emergiram duas unidades temáticas, a percepção do escolar acerca dos cuidados de enfermagem e as melhores formas de realizar os cuidados de enfermagem à criança em idade escolar hospitalizada. Dentro desses itens, as crianças apontaram a necessidade do brincar, da cordialidade no setor, tratando essas crianças com carinho, explicando os procedimentos realizados, respeitando sua hora de sono e repouso, tendo em vista a importância do cuidado multidisciplinar em prol de uma alta hospitalar eficaz. Faz-se evidente também a percepção da dor desses escolares e a necessidade de um lugar apropriado no hospital para que eles de distraiam e brinquem durante esse período. Bem como as melhores formas para esses enfermeiros prestarem seus cuidados, através de brincadeiras, carinho, respeito, cuidado e de explicações sobre os procedimentos a serem realizados. Conclui-se que os profissionais que atuam em unidade de internação pediátrica precisam levar em consideração a forma que as crianças gostariam de receber os cuidados para que assim sejam respeitadas suas particularidades.
metadata.dc.description.abstractother: The paper studied the perception of hospitalized children of school age about nursing care, and the objectives are to identify the perception of hospitalized children of school age about nursing care; and discuss the best ways to approach the hospitalized child of school age and to nursing care . Qualitative research , exploratory descriptive, whose setting was the pediatric unit of a university hospital Federal , located in the state of Rio de Janeiro . The subjects were ten school , and were used for data collection a form to characterize the school and interview mediated drawing. For data analysis proceeded to thematic analysis. From the analysis of interviews , emerged two thematic units , the perception of the school about the nursing care and the best ways to perform nursing care to children in hospitalized school age. Within these items , children indicated the need for play, the warmth in the industry , treating these children with love , explaining the procedures performed , respecting its time to sleep and rest , given the importance of multidisciplinary care in favor of a hospital effective. It will be evident also the perception of pain these children and the need for an appropriate place in the hospital so they distract and to play during that period. As well as the best ways for these nurses provide their care , through play , affection, respect , care and explanations of the procedures to be performed . It is concluded that the professionals who work in pediatric inpatient unit need to consider the way that children would like to receive the care so that their particularities are respected.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3198
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