Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO
Inteligência emocional
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Saúde mental
Emoções
Enfermagem
Inteligência emocional
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Saúde mental
Emoções
Nursing
Emotional intelligence
Nursing students
Education
Nursing
Mental health
Emotions
Lima, Thainá Oliveira | Posted on:
2014
Abstract
Introdução: A emoção é uma experiência afetiva que surge de maneira brusca, algumas vezes repentina e que é desencadeada por um objeto ou situação excitante, que provoca muitas reações motoras e glandulares, alterando o estado fisiológico e afetivo. No entanto, a expressão ou a inibição das emoções, tanto na infância como na vida adulta, depende do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e do contexto cultural em que vive. É notório, que administrar conflitos é uma das competências ou capacidade emocional, uma vez que no ato de uma negociação a pessoa demonstra ou não equilíbrio entre razão e emoção. É preciso capacitar emocionalmente estudantes de enfermagem, já que estes no futuro trabalharão no cuidado direto e indireto de pessoas, em geral em estado emocional alterado em decorrência de seu processo de saúde-doença. Objetivo: analisar experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem relacionando-as a necessidade de educação emocional. Método: Os dados foram obtidos por meio de grupo focal realizado com 10 estudantes do último período da graduação em enfermagem. Os dados foram analisados através da técnica de análise temática de conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 33728014.0.0000.5243. Resultados e Discussão: com base nos achados do estudo os dados foram agrupados em quatro categorias: a saber, a compreensão dos alunos sobre os conceitos de emoção e educação; a descrição das experiências de dificuldade emocional frente ao paciente; as orientações oferecidas pelos docentes; e a importância da educação emocional. Conclusão: estudo possibilitou a identificação de experiências de dificuldade emocional vivenciadas pelos estudantes de enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi possível dar visibilidade a tais situações e assim propor mudanças e a abertura de novos espaços de discussão e a interação do tema ao ambiente universitário.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Lima, Thainá Oliveira. A Educação Emocional na Formação Acadêmica do Enfermeiro. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2014.Subject(s)
EnfermagemInteligência emocional
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Saúde mental
Emoções
Enfermagem
Inteligência emocional
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Saúde mental
Emoções
Nursing
Emotional intelligence
Nursing students
Education
Nursing
Mental health
Emotions
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: