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Title: A educação emocional na formação acadêmica do enfermeiro
Authors: Lima, Thainá Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Tavares, Claudia Mara de Melo
metadata.dc.contributor.members: Tavares, Claudia Mara de Melo
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Muniz, Marcela Pimenta
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Lima, Thainá Oliveira. A Educação Emocional na Formação Acadêmica do Enfermeiro. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2014.
Abstract: Introdução: A emoção é uma experiência afetiva que surge de maneira brusca, algumas vezes repentina e que é desencadeada por um objeto ou situação excitante, que provoca muitas reações motoras e glandulares, alterando o estado fisiológico e afetivo. No entanto, a expressão ou a inibição das emoções, tanto na infância como na vida adulta, depende do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e do contexto cultural em que vive. É notório, que administrar conflitos é uma das competências ou capacidade emocional, uma vez que no ato de uma negociação a pessoa demonstra ou não equilíbrio entre razão e emoção. É preciso capacitar emocionalmente estudantes de enfermagem, já que estes no futuro trabalharão no cuidado direto e indireto de pessoas, em geral em estado emocional alterado em decorrência de seu processo de saúde-doença. Objetivo: analisar experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem relacionando-as a necessidade de educação emocional. Método: Os dados foram obtidos por meio de grupo focal realizado com 10 estudantes do último período da graduação em enfermagem. Os dados foram analisados através da técnica de análise temática de conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 33728014.0.0000.5243. Resultados e Discussão: com base nos achados do estudo os dados foram agrupados em quatro categorias: a saber, a compreensão dos alunos sobre os conceitos de emoção e educação; a descrição das experiências de dificuldade emocional frente ao paciente; as orientações oferecidas pelos docentes; e a importância da educação emocional. Conclusão: estudo possibilitou a identificação de experiências de dificuldade emocional vivenciadas pelos estudantes de enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi possível dar visibilidade a tais situações e assim propor mudanças e a abertura de novos espaços de discussão e a interação do tema ao ambiente universitário.
metadata.dc.description.abstractother: Introduction: Emotion is an affective experience that occurs abruptly, sometimes sudden, which is triggered by an object or exciting situation that causes many motor and glandular reactions by changing the physiological and emotional state. However, the expression or inhibition of emotions, both in childhood and in adulthood depends on the cognitive development of the individual and the cultural context in which they live. It is clear that managing conflict is one of the skills or emotional capacity, since the act of trading or the person shows no balance between reason and emotion. You need to emotionally empower nursing students, as these in the future will work in direct and indirect care of people in general changed emotional state due to its health-disease process. Objective: To analyze past experiences of nursing students relating them to the need for emotional education. Method: Data were collected through focus group conducted with 10 students in the last period of undergraduate nursing. Data were analyzed using the technique of thematic content analysis. The research project was approved by the Research Ethics Committee, CAAE: 33728014.0.0000.5243. Results and Discussion: Based on the findings of the study, data were grouped into four categories: namely the students' understanding of the concepts of emotion and education, the description of emotional experiences difficulty facing the patient, the guidelines offered by teachers and the importance of emotional education. Conclusion: study enabled the identification of emotional difficulty experiences of the nursing students at the Federal Fluminense University (UFF). It was possible to give visibility to such situations and to propose changes and the opening of new spaces for discussion and interaction theme to the university environment.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3204
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