ROMPENDO BARREIRAS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: MOSTRA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DESSA APROXIMAÇÃO
Ensino da Ciência, Divulgação científica, Ensino superior, Escola, Educação não-formal
Popular Science; Non-formal learning space; University and School
Abstract
O trabalho desenvolvido nesta monografia apresenta a análise da Mostra Científica que
ocorreu no III Congresso Científico e Tecnológico para o Ensino Médio, realizado em Agosto
de 2019 pelo grupo de pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (DIECI
UFF) em parceria com o Colégio Salesiano Santa Rosa. O estudo buscou avaliar aspectos da
montagem da Mostra e a visão dos visitantes e expositores presentes, assim como dos
organizadores da mesma. Esse exame aconteceu através do levantamento de dados relativos à
organização do evento, da aplicação de questionários aos alunos, professores e expositores
presentes, e entrevistas realizadas com os organizadores da Mostra, tanto os do DIECI-UFF
quanto os do Colégio Salesiano Santa Rosa. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas
dos dados obtidos, buscando compreender e refletir sobre a importância e a necessidade de se
estreitar laços entre a Universidade e a Escola através de eventos de divulgação científica,
visando estimular o interesse de alunos da Educação Básica em Ciências, a formação inicial e
continuada de professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e a aproximação de
acadêmicos com a comunidade escolar. A discussão referente aos dados analisados corrobora
com a ideia de que é preciso que a Universidade divulgue suas pesquisas à educação básica e
que mais espaços não formais de ensino sejam pensados. Essa discussão se mostra pertinente
para se pensar a aproximação entre instituições de educação básica e a Academia, visando a
troca de saberes entre essas duas instituições produtoras de conhecimento e a transformação
social.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MIRANDA, Brenda Krishna de Andrade. Rompendo barreiras entre a escola e a universidade: mostra científica como instrumento dessa aproximação. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Divulgação científica; Espaços de ensino não formal; Universidade e escolaEnsino da Ciência, Divulgação científica, Ensino superior, Escola, Educação não-formal
Popular Science; Non-formal learning space; University and School