Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
GuilhermeRodrigues_Licenciatur... (1.930Mb)

Collections
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
CONFABULAÇÕES ENTRE CASA-GRANDE & SENZALA E O ENSINO DE BIOLOGIA
Rodrigues, Guilherme da Silva Virgilio
Abstract
O encontro entre a linguagem científica e a linguagem literária demonstra ser um recurso metodológico de notoriedade para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Quer seja utilizando a literatura como um ponto de partida ou como um plano de fundo para a prática pedagógica, benefícios como a ludicidade, a interdisciplinaridade e o plurilinguismo costumam ser observados. Mas o que poderia resultar da interação com um gênero textual como o ensaio histórico-sociológico, que transita entre a linguagem literária e a científica humanística? No presente trabalho buscou-se explorar as possibilidades de diálogo entre o ensaio Casa-grande e senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, e o ensino de Biologia, visando a elaboração de roteiros de trabalho para professores do Ensino Médio que orientem como abordar traços de subáreas das Ciências Biológicas citados pela obra. Para tanto, foi realizada uma análise do ensaio a partir da qual se extraiu de cada capítulo tópicos relacionáveis à Biologia que foram separados em cincos eixos temáticos: “Sexo, gênero e sexualidade”, “Saúde Humana no Brasil Colonial”, “Meio Ambiente no Brasil Colonial”, “Genética” e “Racialização e Relações Étnico-raciais”. Como parte dos resultados, cada capítulo recebeu um mapa conceitual próprio onde os tópicos são elencados e delimitados em áreas específicas para cada eixo. Com o intuito de desenvolver modelos de roteiros baseados nos eixos “Sexo, gênero e sexualidade” e “Genética”, os tópicos “sifilização do Brasil” e “genética da miscigenação”, respectivamente, foram selecionados para a abordagem em práticas educativas específicas. Observou-se que este polêmico ensaio é capaz de nos conceder abordagens pedagógicas sistêmicas que integram as Ciências Biológicas e as Ciências Humanísticas e nos permitem discutir temas como Educação Sexual e Educação das Relações Étnico-Raciais em um maior grau de integridade.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
RODRIGUES, Guilherme da Silva Virgilio. Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Ensino de Biologia; Literatura e Biologia; Casa-grande e senzala; Genética; Educação Sexual; Relações Étnico-Raciais; Miscigenação
Ensino de biologia, Cultura brasileira, Transdisciplinaridade
Teaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, Miscegenation
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32100
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram