CONFABULAÇÕES ENTRE CASA-GRANDE & SENZALA E O ENSINO DE BIOLOGIA
Ensino de biologia, Cultura brasileira, Transdisciplinaridade
Teaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, Miscegenation
Abstract
O encontro entre a linguagem científica e a linguagem literária demonstra ser um recurso
metodológico de notoriedade para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e
Biologia. Quer seja utilizando a literatura como um ponto de partida ou como um plano
de fundo para a prática pedagógica, benefícios como a ludicidade, a interdisciplinaridade
e o plurilinguismo costumam ser observados. Mas o que poderia resultar da interação com
um gênero textual como o ensaio histórico-sociológico, que transita entre a linguagem
literária e a científica humanística? No presente trabalho buscou-se explorar as
possibilidades de diálogo entre o ensaio Casa-grande e senzala, do sociólogo Gilberto
Freyre, e o ensino de Biologia, visando a elaboração de roteiros de trabalho para
professores do Ensino Médio que orientem como abordar traços de subáreas das Ciências
Biológicas citados pela obra. Para tanto, foi realizada uma análise do ensaio a partir da
qual se extraiu de cada capítulo tópicos relacionáveis à Biologia que foram separados em
cincos eixos temáticos: “Sexo, gênero e sexualidade”, “Saúde Humana no Brasil
Colonial”, “Meio Ambiente no Brasil Colonial”, “Genética” e “Racialização e Relações
Étnico-raciais”. Como parte dos resultados, cada capítulo recebeu um mapa conceitual
próprio onde os tópicos são elencados e delimitados em áreas específicas para cada eixo.
Com o intuito de desenvolver modelos de roteiros baseados nos eixos “Sexo, gênero e
sexualidade” e “Genética”, os tópicos “sifilização do Brasil” e “genética da
miscigenação”, respectivamente, foram selecionados para a abordagem em práticas
educativas específicas. Observou-se que este polêmico ensaio é capaz de nos conceder
abordagens pedagógicas sistêmicas que integram as Ciências Biológicas e as Ciências
Humanísticas e nos permitem discutir temas como Educação Sexual e Educação das
Relações Étnico-Raciais em um maior grau de integridade.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RODRIGUES, Guilherme da Silva Virgilio. Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Ensino de Biologia; Literatura e Biologia; Casa-grande e senzala; Genética; Educação Sexual; Relações Étnico-Raciais; MiscigenaçãoEnsino de biologia, Cultura brasileira, Transdisciplinaridade
Teaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, Miscegenation