REDEFININDO A ASSESSORIA DE IMPRENSA NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASOS SOBRE AS MUDANÇAS NO PAPEL DO ASSESSOR NA ATUALIDADE
Abstract
A pesquisa reflete os resultados da análise de entrevistas realizadas com assessores de imprensa em atuação no mercado de trabalho, escolhidos a partir de perfis diversificados, de forma a compreender o novo ethos dos profissionais que atuam no campo de assessoria de imprensa no Brasil, quais mudanças ocorreram desde a sua criação e quais foram os impactos das novas tecnologias no dia a dia do assessor do século XXI. O trabalho tem como finalidade analisar a profissão do assessor de imprensa no país, a partir do posicionamento de profissionais desse mercado, com questionamentos que remetem tanto à atualidade quanto ao passado da profissão, contribuindo para deixar um retrato da atividade nos dias de hoje. Para realizar o trabalho, foram aprofundados os estudos bibliográficos sobre os conceitos de assessoria de imprensa, suas funções e ferramentas, assim como a história do seu surgimento como atividade no mundo e no Brasil, além de uma análise do surgimento da internet e a sua relação com a comunicação. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, além de entrevistas, como instrumento de coleta.
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