Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Monografia Igor Figueiredo Dan... (994.8Kb)

Collections
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: O MODELO MENDELIANO DE HERANÇA E SUAS LEIS
Danielli, Igor Figueiredo
Abstract
O ensino de genética durante a educação básica vem se mostrando desafiador, com avaliações que demonstram pequena retenção de informações para além do “estudar para passar na prova”. Com isso, estratégias lúdicas, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos podem ser opções pedagógicas para atrair a atenção dos estudantes e, quiçá, uma maior retenção do conteúdo, pelos alunos. Este trabalho de conclusão de curso visa investigar o impacto que histórias em quadrinhos podem ter em turmas do Ensino Médio no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem da genética mendeliana. Ao todo, 9 turmas da Segunda Série do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Niterói, participaram das atividades. Através das tirinhas produzidas de forma autoral, conceitos dentro da temática da genética mendeliana foram apresentados de forma lúdica e não convencional, demonstrando ao aluno leitor parte da história de vida de Gregor Mendel, conhecido como o “pai da genética”. Antes e após da leitura foram medidos os respectivos níveis de conhecimento, a fim de averiguar o impacto da leitura, bem como foi utilizado o método RIRC (Remeber, Identify, Retell and Contextualize), como mais uma forma de avaliar o quão significativas foram as leituras para os alunos.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
DANIELLI, Igor Figueiredo. Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Genética; Material paradidático; Ensino médio; Questionário; História da Ciência
Genética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagem
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32173
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram