HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: O MODELO MENDELIANO DE HERANÇA E SUAS LEIS
Genética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagem
Abstract
O ensino de genética durante a educação básica vem se mostrando desafiador, com avaliações
que demonstram pequena retenção de informações para além do “estudar para passar na prova”.
Com isso, estratégias lúdicas, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos podem ser
opções pedagógicas para atrair a atenção dos estudantes e, quiçá, uma maior retenção do
conteúdo, pelos alunos. Este trabalho de conclusão de curso visa investigar o impacto que
histórias em quadrinhos podem ter em turmas do Ensino Médio no que diz respeito ao processo
ensino-aprendizagem da genética mendeliana. Ao todo, 9 turmas da Segunda Série do Ensino
Médio, de duas escolas estaduais de Niterói, participaram das atividades. Através das tirinhas
produzidas de forma autoral, conceitos dentro da temática da genética mendeliana foram
apresentados de forma lúdica e não convencional, demonstrando ao aluno leitor parte da história
de vida de Gregor Mendel, conhecido como o “pai da genética”. Antes e após da leitura foram
medidos os respectivos níveis de conhecimento, a fim de averiguar o impacto da leitura, bem
como foi utilizado o método RIRC (Remeber, Identify, Retell and Contextualize), como mais
uma forma de avaliar o quão significativas foram as leituras para os alunos.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
DANIELLI, Igor Figueiredo. Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Genética; Material paradidático; Ensino médio; Questionário; História da CiênciaGenética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagem