Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • COVID-19 - UFF
  • COVID - 19 - Relatórios
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • COVID-19 - UFF
  • COVID - 19 - Relatórios
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
EVASAO_NA_PANDEMIA_RELATORIO_F... (910.8Kb)

Collections
  • COVID - 19 - Relatórios

Statistics
Metadata
Show full item record
EVASÃO NA PANDEMIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS PERÍODOS PRÉ E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Gurgel, Claudio Roberto Marques et al. | Posted on: 2024
Abstract
A evasão é um problema desde o crescimento das Universidades e o comportamento dela pode mudar de acordo com as transformações do ambiente. Com essa premissa, o Grupo de Pesquisa em Administração Pública desenvolveu o projeto ora relatado, cujo objetivo foi verificar a influência da pandemia da COVID-19 na evasão dos discentes de graduação da Universidade Federal Fluminense. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigando as bases do debate sobre a evasão; documental, acessando os dados estatísticos oferecidos pelos órgãos de registro e pelas coordenações dos cursos; e pesquisa de campo, quando se apurou, por meio de formulário virtual, a percepção de estudantes da UFF sobre as causas da sua própria evasão. Além disso, fez-se um estudo comparativo desses índices e motivos da evasão entre cotistas e não cotistas, destacando-se os dois segmentos. A pesquisa, em termos estatísticos, mostrou que o impacto da pandemia acentuou velhos problemas estruturais, mas não de modo tão amplo como se cogitou. A razão dessa conclusão estatística pode ser atribuída a medidas preventivas tomadas. Para examinar se essa conclusão era apenas uma ilusão das estatísticas (Besson, 1995) ou efetivo fenômeno - educacionalmente concreto - a pesquisa foi reaberta, e novos dados foram levantados e analisados, permitindo maior assertividade nas conclusões positivas encontradas. Já os motivos do abandono do curso, para os não cotistas, tanto antes, quanto durante a pandemia, estão relacionados à frustração com o curso e aos sentimentos negativos, ainda que durante a pandemia dificuldades econômicas assumam relevância. Entre os cotistas, razões relacionadas ao trabalho e suas condições financeiras se destacaram - antes e acentuadamente durante a pandemia. No grupo estudado, há causas de evasão demarcadas, apesar de algumas terem sido mais intensificadas com a crise sanitária. Isso ressalta a necessidade de uma política estruturada de combate à evasão para, gradativamente, reduzir o problema e fazer com que os estudantes sejam menos impactados em períodos de crise. Essa política passa por medidas no plano econômico, pedagógico e da saúde, especialmente saúde mental; algumas de amplitude nacional, outras no nível da própria UFF e ainda outras dirigidas a especificidades dos cursos.
[Texto sem Formatação]
Author
Gurgel, Claudio Roberto Marques
Cruz, Solange de Oliveira Roza da
Bezarra, Teresa Olinda Caminha
Document type
Relatório
Format
44 p.
Subject(s)
COVID-19
2019 n-CoV
Sars-CoV-2
Coronavírus
Novo coronavírus
Betacoronavirus
Universidade Federal Fluminense
Evasão escolar
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32231
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram