EVASÃO NA PANDEMIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS PERÍODOS PRÉ E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
2019 n-CoV
Sars-CoV-2
Coronavírus
Novo coronavírus
Betacoronavirus
Universidade Federal Fluminense
Evasão escolar
Abstract
A evasão é um problema desde o crescimento das Universidades e o comportamento dela
pode mudar de acordo com as transformações do ambiente. Com essa premissa, o Grupo de
Pesquisa em Administração Pública desenvolveu o projeto ora relatado, cujo objetivo foi
verificar a influência da pandemia da COVID-19 na evasão dos discentes de graduação da
Universidade Federal Fluminense. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos,
realizou-se pesquisa bibliográfica, investigando as bases do debate sobre a evasão;
documental, acessando os dados estatísticos oferecidos pelos órgãos de registro e pelas
coordenações dos cursos; e pesquisa de campo, quando se apurou, por meio de formulário
virtual, a percepção de estudantes da UFF sobre as causas da sua própria evasão. Além disso,
fez-se um estudo comparativo desses índices e motivos da evasão entre cotistas e não cotistas,
destacando-se os dois segmentos. A pesquisa, em termos estatísticos, mostrou que o impacto
da pandemia acentuou velhos problemas estruturais, mas não de modo tão amplo como se
cogitou. A razão dessa conclusão estatística pode ser atribuída a medidas preventivas
tomadas. Para examinar se essa conclusão era apenas uma ilusão das estatísticas (Besson,
1995) ou efetivo fenômeno - educacionalmente concreto - a pesquisa foi reaberta, e novos
dados foram levantados e analisados, permitindo maior assertividade nas conclusões positivas
encontradas. Já os motivos do abandono do curso, para os não cotistas, tanto antes, quanto
durante a pandemia, estão relacionados à frustração com o curso e aos sentimentos negativos,
ainda que durante a pandemia dificuldades econômicas assumam relevância. Entre os cotistas,
razões relacionadas ao trabalho e suas condições financeiras se destacaram - antes e
acentuadamente durante a pandemia. No grupo estudado, há causas de evasão demarcadas,
apesar de algumas terem sido mais intensificadas com a crise sanitária. Isso ressalta a
necessidade de uma política estruturada de combate à evasão para, gradativamente, reduzir o
problema e fazer com que os estudantes sejam menos impactados em períodos de crise. Essa
política passa por medidas no plano econômico, pedagógico e da saúde, especialmente saúde
mental; algumas de amplitude nacional, outras no nível da própria UFF e ainda outras
dirigidas a especificidades dos cursos.
[Texto sem Formatação]
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Document type
RelatórioFormat
44 p.
Subject(s)
COVID-192019 n-CoV
Sars-CoV-2
Coronavírus
Novo coronavírus
Betacoronavirus
Universidade Federal Fluminense
Evasão escolar