MERCADO DE STREAMING AUDIOVISUAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA NETFLIX FRENTE AO DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DO SETOR NO DECORRER DOS CINCO ÚLTIMOS ANOS
Mercado audiovisual brasileiro
Streaming
Ferramentas estratégicas
Estratégias
Brasil
Estratégia empresarial
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian audiovisual market
Streaming
Netflix
Strategic tools
Strategy
Brazil
Abstract
O mercado audiovisual brasileiro passou por muitas mudanças até a chegada do streaming, e o desenvolvimento estratégico do mesmo teve grande influência da empresa Netflix. A fim de contextualizar essa afirmação esse presente trabalho de conclusão de curso busca analisar as estratégias para funcionamento e as práticas adotadas pela empresa Netflix, frente a expansão desse mercado no Brasil. Para alcançar esse objetivo irá utilizar de ferramentas estratégias como: análise Pestel para diagnosticar a atuação da empresa dentro do macroambiente do mercado audiovisual de streaming no Brasil; cinco forças de Porter para análise do ambiente competitivo do setor; e ainda o conceito de benchmarking genérico para realizar uma análise comparativa entre a Netflix e seus principais. concorrentes no país. Quanto a metodologia, a pesquisa se caracterizou como exploratória pois teve como objetivo o levantamento bibliográfico e documental com a finalidade de embasar o estudo, e descritiva, dado que possibilitou a análise, registro e interpretação dos dados coletados através do uso das ferramentas de análise estratégica já citadas. Os resultados constatam o que faz com que a Netflix siga como destaque de mercado, visto as estratégias de desenvolvimento no setor bem implementadas. Uma das motivações para esse estudo é o levantamento de ações que podem fortificar o mercado audiovisual interno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FERNANDES, Anna Carla Barreto. Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos. 2022. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.Subject(s)
NetflixMercado audiovisual brasileiro
Streaming
Ferramentas estratégicas
Estratégias
Brasil
Estratégia empresarial
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian audiovisual market
Streaming
Netflix
Strategic tools
Strategy
Brazil