A GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O INCENTIVO À LEITURA: UMA INOVAÇÃO QUE TRAZ RESULTADOS
Gamificação
Hábito de leitura
Hábito de leitura
Incentivo à leitura
Educação infantil
Reading room
Gamification
Reading habit
Abstract
O processo de aprendizado de uma criança nos primeiros anos da infância
através dos pontos de vista psicológico e pedagógico, elucida como é possível
desenvolver o raciocínio da criança através de atividades lúdicas, que
promovam a satisfação em adquirir o hábito de leitura ainda nos primeiros anos
da vida, preparando a criança para, no futuro, torna-se um adulto leitor com
senso crítico. Compreender, então, o conceito e analisar a utilização da
gamificação em atividades de incentivo às práticas de leitura tem sido um
desafio para a classe bibliotecária. Ao identificar uma escola que pratica esse
conceito, viu-se a possibilidade de estudar essa iniciativa inovadora, proposta
pelo Projeto Ler Pra Valer na Sala de Leitura da Escola Osíris Palmier da
Veiga. O presente trabalho se configura como um estudo de caso com o qual
se pretende, por meio de sua análise, tratar da questão que envolve essa
pesquisa que indaga sobre o emprego da gamificação aplicada por uma escola
para promover o desenvolvimento da prática da leitura na educação infantil e
se essa abordagem resulta em benefícios para a prática leitora.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Lorena Casagrande da. A gamificação como alternativa para o incentivo à leitura: uma inovação que traz resultados. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Sala de leituraGamificação
Hábito de leitura
Hábito de leitura
Incentivo à leitura
Educação infantil
Reading room
Gamification
Reading habit