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Title: Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de matemática na década de 30
Authors: Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de
Werneck, Ana Paula Lellis
Enne, Deborah Silva
Costa, Mônica Baptista da
Issue Date: 2000
Publisher: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Citation: CARVALHO, J.B.P.; WERNECK, A.P.L.; ENNE, D.S.; COSTA, M.B.; CRUZ, P.R. Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30. Rev. bras. Est. pedag., Brasília, v. 81, n. 199, p. 415-424, set./dez. 2000. ISSN 0034-7183. Disponível em:<http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/130/130>.
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 81, n. 199, p. 415-424, set./dez. 2000.
Abstract: Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/323
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