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EDUCAÇÃO PARA O ALÍVIO DA POBREZA: UMA ANÁLISE CROSS-COUNTRY PARA OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA NO PERÍODO DE 2011 A 2019
Abstract
A pobreza e a perpetuação do subdesenvolvimento acompanham a América Latina desde sua constituição, uma vez que os altos índices de concentração de renda, pobreza e a falta de instrução dos indivíduos, comprometem o crescimento e desenvolvimento da região. Segundo o arcabouço teórico, a educação é um fator primordial para garantir mudanças estruturais na sociedade, garantindo maior igualdade entre a população. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como os investimentos em educação impactam a pobreza nos países latino-americanos, a saber, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana e Uruguai, durante os anos de 2011 a 2019. A metodologia empregada no estudo foi o modelo econométrico de dados em painel, em que se obteve resultados coerentes com a literatura, onde gastos em educação exercem uma influência negativa sobre a pobreza. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que a pobreza também está relacionada ao Índice de Gini, PIB per capita e Inflação. Desse modo, a pesquisa verificou o comportamento da pobreza mediante ao investimento em educação, tendo em vista que a partir desses investimentos, será possível um maior desenvolvimento das habilidades dos indivíduos, aumentando sua produtividade e, consequentemente, um crescimento no longo prazo
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