Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - ESR
  • GCE - Curso de Graduação em Ciências Econômicas - Campos dos Goytacazes
  • GCE - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - ESR
  • GCE - Curso de Graduação em Ciências Econômicas - Campos dos Goytacazes
  • GCE - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Helena Gouveia da Silva Regis ... (395.7Kb)

Collections
  • GCE - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Statistics
Metadata
Show full item record
EDUCAÇÃO PARA O ALÍVIO DA POBREZA: UMA ANÁLISE CROSS-COUNTRY PARA OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA NO PERÍODO DE 2011 A 2019
REGIS, HELENA GOUVEIA DA SILVA
Abstract
A pobreza e a perpetuação do subdesenvolvimento acompanham a América Latina desde sua constituição, uma vez que os altos índices de concentração de renda, pobreza e a falta de instrução dos indivíduos, comprometem o crescimento e desenvolvimento da região. Segundo o arcabouço teórico, a educação é um fator primordial para garantir mudanças estruturais na sociedade, garantindo maior igualdade entre a população. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como os investimentos em educação impactam a pobreza nos países latino-americanos, a saber, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana e Uruguai, durante os anos de 2011 a 2019. A metodologia empregada no estudo foi o modelo econométrico de dados em painel, em que se obteve resultados coerentes com a literatura, onde gastos em educação exercem uma influência negativa sobre a pobreza. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que a pobreza também está relacionada ao Índice de Gini, PIB per capita e Inflação. Desse modo, a pesquisa verificou o comportamento da pobreza mediante ao investimento em educação, tendo em vista que a partir desses investimentos, será possível um maior desenvolvimento das habilidades dos indivíduos, aumentando sua produtividade e, consequentemente, um crescimento no longo prazo
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32324
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram