ARGUMENTATIVIDADE EM CAPAS DE REVISTA: DIRECIONANDO O OLHAR DO LEITOR DURANTE E APÓS A PANDEMIA
Semiolinguística
Pandemia
Pós-pandemia
Caṕas de revista
Semiolinguística
Análise do discurso
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Abstract
Em 2020, teve início um período de crise que se estendeu pelos dois anos seguintes e que ficará conhecido na história mundial como a “pandemia de COVID-19”. Mesmo após seu fim oficial, em 2023, o mundo continuou sofrendo as repercussões da crise sanitária, econômica e social, que tornou a doença foco de pesquisas, reportagens, notícias, discussões e postagens em redes sociais. Considerando, então, que a argumentatividade é característica inerente ao discurso e que fazemos constantemente uso de estratégias argumentativas, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar os recursos linguístico-discursivos e as estratégias de argumentação presentes em capas de revista publicadas durante esse período, retratando o cenário pandêmico e refletindo sobre o futuro pós-pandemia, mostrando diferentes perspectivas do acontecimento e suas consequências em nosso país. A pesquisa toma por base principal a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, com relação à dupla dimensão do fenômeno linguageiro (a interação entre o explícito e o implícito), o contrato de comunicação, a argumentação e o discurso das mídias. Considerou-se também os estudos de Ruth Amossy, com relação à argumentação no discurso, além de outros textos de apoio. Por meio da análise de corpus, pretende-se demonstrar como a argumentatividade está presente nas capas selecionadas, conduzindo o leitor em determinada direção.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
ArgumentaçãoSemiolinguística
Pandemia
Pós-pandemia
Caṕas de revista
Semiolinguística
Análise do discurso
COVID-19, Pandemia de, 2020-