Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
_TCC Thaina Pereira das Neves.... (1.801Mb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A LITERATURA INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: IMPACTOS NO FORTALECIMENTO DA EQUIDADE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DE UM PROJETO SOCIAL EM SÃO GONÇALO
Neves, Thaina Pereira das
Abstract
O presente estudo monográfico resulta de uma pesquisa sobre a minha própria atuação e prática educativa em um Projeto Educacional Social, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, localizado no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Este estudo tem como objetivo debater e refletir sobre os usos, possibilidades e a importância da literatura infantil com enfoque nos temas relacionados às relações etnicorraciais no processo da construção da identidade de crianças negras. Para investigar a respeito do impacto da literatura infantil nas práticas educativas realizadas no âmbito do projeto, escolhi, como ferramenta principal a obra intitulada A Viagem de Violeta, escrita pela historiadora e educadora, professora Alexandra Lima da Silva (UERJ). Tal obra apresenta repertório riquíssimo sobre a história e a cultura negra, seguindo a tendência atual da literatura infantil afro-brasileira, que busca romper com padrões e valores eurocêntricos seculares hegemônicos na produção literária e didática. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa e foram utilizados como artifícios a contação de história de um livro infantil e a realização de cartas para a personagem principal da história do livro. Foram utilizadas as obras dos seguintes autores: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks (2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e Zilberman (2007), Ariès (1981) entre outros que contribuíram de forma significativa nesta pesquisa.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
NEVES, Thaina Pereira das. A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Literatura infantil afro-brasileira
Relações etnicorraciais
Identidade
Educação
Literatura infantil
Relação étnico-racial
Criança
Negro
Afro brazilian children's literatutre
Ethnic-racial relations
Identity
Education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32338
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram