A LITERATURA INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: IMPACTOS NO FORTALECIMENTO DA EQUIDADE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DE UM PROJETO SOCIAL EM SÃO GONÇALO
Relações etnicorraciais
Identidade
Educação
Literatura infantil
Relação étnico-racial
Criança
Negro
Afro brazilian children's literatutre
Ethnic-racial relations
Identity
Education
Abstract
O presente estudo monográfico resulta de uma pesquisa sobre a minha própria atuação e prática
educativa em um Projeto Educacional Social, que atende crianças e adolescentes em situação
de vulnerabilidade, localizado no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Este
estudo tem como objetivo debater e refletir sobre os usos, possibilidades e a importância da
literatura infantil com enfoque nos temas relacionados às relações etnicorraciais no processo da
construção da identidade de crianças negras. Para investigar a respeito do impacto da literatura
infantil nas práticas educativas realizadas no âmbito do projeto, escolhi, como ferramenta
principal a obra intitulada A Viagem de Violeta, escrita pela historiadora e educadora, professora
Alexandra Lima da Silva (UERJ). Tal obra apresenta repertório riquíssimo sobre a história e a
cultura negra, seguindo a tendência atual da literatura infantil afro-brasileira, que busca romper
com padrões e valores eurocêntricos seculares hegemônicos na produção literária e didática. A
pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa e foram utilizados como artifícios a contação
de história de um livro infantil e a realização de cartas para a personagem principal da história
do livro. Foram utilizadas as obras dos seguintes autores: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks
(2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e
Zilberman (2007), Ariès (1981) entre outros que contribuíram de forma significativa nesta
pesquisa.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
NEVES, Thaina Pereira das. A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Literatura infantil afro-brasileiraRelações etnicorraciais
Identidade
Educação
Literatura infantil
Relação étnico-racial
Criança
Negro
Afro brazilian children's literatutre
Ethnic-racial relations
Identity
Education