"O CÉU QUE NOS CONECTA" E "O CÉU DOS POVOS ORIGINÁRIOS", DIÁLOGOS ENTRE DUAS EXPOSIÇÕES E UM GRUPO DE FUTUROS DOCENTES SOBRE A FORMAÇÃO CULTURAL
Cultura
Museus
Museus virtuais
Experiência estética
Infância
Exposição
Realidade virtual na educação
Educação infantil
Educação em museu
Teacher learning
Culture
Museums
Virtual museums
Aesthetic experience
Childhood
Abstract
A cultura tem papel constitutivo na sociedade atuando sobre os modos de ver, pensar e agir dos
indivíduos. E a educação, institucional ou não, se insere na cultura pelo caráter discursivo de
suas práticas. Reconhecendo os fortes vínculos entre educação e cultura, é pertinente discutir a
relevância das experiências estéticas e culturais ao longo da vida para a subjetivação, para a
formação de professores e para as práticas docentes. Este trabalho pretendeu apresentar para
uma turma de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública, uma exposição virtual
destinada ao público infantil, afim de problematizar o potencial educativo dos espaços não
formais de educação. Entre eles os museus, importante espaço de formação cultural de
professores. Para realizar a pesquisa, duas exposições virtuais foram estudadas, assim como
narrativas de estudantes a respeito de experiências museais ao longo da vida. Ao discutir as
exposições e as experiências narradas, o trabalho aponta o museu como um lugar relevante para
a formação dos visitantes, ressaltando-o também como um lugar para a infância. Além disso,
posiciona os espaços formais de educação como locais potentes para a experiência estética e
ressignificação das experiências culturais. Como outra forma de contribuição, adensa
considerações sobre exposições virtuais e sua relevância durante a pandemia de COVID-19.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LEITE, Aline Xavier. "O céu que nos conecta" e "o céu dos povos originários", diálogos entre duas exposições e um grupo de futuros docentes sobre a formação cultural. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Formação de professoresCultura
Museus
Museus virtuais
Experiência estética
Infância
Exposição
Realidade virtual na educação
Educação infantil
Educação em museu
Teacher learning
Culture
Museums
Virtual museums
Aesthetic experience
Childhood