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Title: Educação permanente no contexto do SUS: breve análise da dinâmica das oficinas de trabalho e sua contribuição para equipes do PSF de Volta Redonda
Authors: Franco, Carolina Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Todaro, Ana Paula
metadata.dc.contributor.members: Ramminger, Tatiana
Abegão, Luís Henrique
Issue Date: 31-Mar-2017
Abstract: O objetivo principal desse trabalho é analisar a dinâmica percebida na interação dos coordenadores de equipes do PSF a partir das experiências com as oficinas de trabalho realizadas mensalmente no município de Volta Redonda. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica; observação não participativa das oficinas e pesquisa de Call1pO.Os partlcipalites da pesquisa foram os coordenadores de equipes do PSF. Para fms de observação, apenas um dos três grupos de coorderladores foi acol11palllladü, duraííte Uiií período de se~ nie565. No campo, foram distribuídos questionários semi-abertos para todos os participantes dos três grupos, embora apel1as doze questiollários tel11íaííí sido de~volvido5. Tanto os dadvs da observação quanto os do questionário foram tratados pela análise do conteúdo. Quanto aos resultados desse estudo, pode-se dizer que as oficllias de traballio são uni dispô5iti~vOpropicio para as trocas de saberes e vivências cotidianas dessas equipes. Observou-se nas respostas dos questionários que as oficil1as estão proporCiOiíalido a percepçãô dos participaii~s de quo 05 problemas vivenciados por eles não são individualizados, mas fazem parte do coletivo dos traball1adores do PSF. Isso velll deíííoiístrar que a flietodologia utiliLada nas oficiua.5 faz ressonância com o que é preconizado na cartilha da Educação Permanente em Saúde. Conclui-se que, até o momento, essa experiência tem sido valorizada pelos participruítes no sentido de ampliar suas caixas de ferramentas; possibilitar maior vínculo com os colegas de profissão; propiciar trocas de experiências e desenvolver soluções coletivas com o auxílio dos docentes consultores.
metadata.dc.description.abstractother: The main objective of this study is to analyze the dynamics seen in the interaction of the coordinators of the PSF teams from the experiences with the workshops held monthly in the city of Volta Redonda. The research included a literature review, observation non-participatory workshops and field research. Survey participants were the coordulators of the PSF teams. For observation purposes, only one of three groups of coordinators was followed over a period of seven months. In the field, questionllaires were distributed semi-open to all participations of the three groups, although only twelve questionnaires were retumed. Both the observed data and the questionnaire were processed by content analysis. As for the results of this study, we can say that the workshops are a device suitable for the exchange of knowledge and everyday experiences of those teams. It was noted in the answers from the questionnaires that the workshops are providing the participants' perception that the problems experienced by them are not individualized, but are part of the collective of workers of the PSF. This demonstrates that the methodologyused in the workshops does resonate with what is recommended in the booklet of Continuing Education in Health is concluded, so far, this experience has been valued by the participants to expand their toolboxes; enable more bonding with fellow professionals; provide exchange experiences and develop collective solutionswith the help of teaclhers consultants.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3236
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