A COLETIVIDADE COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA/NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POR UMA PERSPECTIVA QUE CONSIDERE AS CRIANÇAS NEGRAS
Formação continuada
Educação infantil
Povo negro
Coletividade
Educação infantil
Negro
Relação étnico-racial
Coletividade
Infancias negras
Formación contínua
Educación infantil
Personas de raza negra
Colectivo
Abstract
No decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser
negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão
enquanto graduanda negra, assim como as narrativas de outras professoras negras. O intuito
dessa escrita monográfica é, a partir de questionamentos, investigar como os encontros
coletivos podem contribuir para uma Educação Infantil que considere a étnico-racialidade como
indissociável do fazer docente. Enquanto metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica, a
interação e observação participante, assim como a base da Escrevivência de Conceição Evaristo
me acompanharam neste percurso. Como aporte teórico para abordar um viés
afroperspectivista, dialoguei com Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) e Noguera (2019). Em
suma, essa pesquisa se fez necessária por ter percebido que um dos resultados que a formação
continuada gerou foi o desejo de construir novas maneiras de ser e de estar na profissão docente
tomando por referência as crianças pretas e evidenciando a coletividade e a ancestralidade como
saberes que o povo preto tem consigo e que o sustentam.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RODRIGUES, Samara Candido Menezes. A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Infâncias negrasFormação continuada
Educação infantil
Povo negro
Coletividade
Educação infantil
Negro
Relação étnico-racial
Coletividade
Infancias negras
Formación contínua
Educación infantil
Personas de raza negra
Colectivo