Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Monografia - Samara C. M. Rodr... (1.143Mb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A COLETIVIDADE COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA/NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POR UMA PERSPECTIVA QUE CONSIDERE AS CRIANÇAS NEGRAS
Rodrigues, Samara Candido Menezes
Abstract
No decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão enquanto graduanda negra, assim como as narrativas de outras professoras negras. O intuito dessa escrita monográfica é, a partir de questionamentos, investigar como os encontros coletivos podem contribuir para uma Educação Infantil que considere a étnico-racialidade como indissociável do fazer docente. Enquanto metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica, a interação e observação participante, assim como a base da Escrevivência de Conceição Evaristo me acompanharam neste percurso. Como aporte teórico para abordar um viés afroperspectivista, dialoguei com Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) e Noguera (2019). Em suma, essa pesquisa se fez necessária por ter percebido que um dos resultados que a formação continuada gerou foi o desejo de construir novas maneiras de ser e de estar na profissão docente tomando por referência as crianças pretas e evidenciando a coletividade e a ancestralidade como saberes que o povo preto tem consigo e que o sustentam.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
RODRIGUES, Samara Candido Menezes. A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Infâncias negras
Formação continuada
Educação infantil
Povo negro
Coletividade
Educação infantil
Negro
Relação étnico-racial
Coletividade
Infancias negras
Formación contínua
Educación infantil
Personas de raza negra
Colectivo
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32378
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram