AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A DINÂMICA ESPACIAL DAS ESCOLAS E PRÁTICAS ESPACIAIS DE CRIANÇAS E JOVENS ESCOLARES: UM OLHAR PARA PAPUCAIA, CACHOEIRAS DE MACACU/RJ (2010-2018)
Cachoeiras de Macacu/RJ
Política educacional
Ensino fundamental
Cachoeiras de Macacu (RJ)
Space
Cachoeiras de Macacu / RJ
Educational policies
Abstract
As políticas educacionais brasileiras são influenciadas por uma rede complexa de interesses que são produzidas e (re)produzidas por muitos agentes e instituições em diversas escalas, em muitos casos, ignorando a relação e dinâmica dos lugares em que são implementadas. Nessa rede multifacetada podemos destacar o papel decisivo das lógicas de mercado, que encontram no estado do Rio de Janeiro espaço de experimentações e influenciam a elaboração e implementação de políticas fundamentadas por um viés gerencialista e economicista, que resultam no fechamento de turmas, turnos e escolas, afetando a vida de muitas crianças e jovens. Em Cachoeiras de Macacu/RJ essas racionalidades se expressaram em um forte processo de desruralização escolar com o fechamento de muitas escolas das áreas rurais e, nas últimas duas décadas, em uma reorganização da distribuição da oferta de vagas com o fechamento de turmas e turnos, além de uma constante tentativa de municipalização das escolas estaduais nos núcleos urbanos. A presente pesquisa tem por objetivo central compreender como as políticas educacionais desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro se relacionam com os processos espaciais da localidade de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu/RJ, e influenciam a formação da espacialidade e as práticas espaciais de crianças e jovens escolares das turmas de 6° e 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais do CIEP 353 Dr. Brochado da Rocha, entre 2010 e 2018. Buscaremos compreender o processo por meio de um potente diálogo entre Geografia e Educação, para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico dos temas e conceitos que possibilitam nossos caminhos, analisamos as respostas de 259 formulários semiestruturados aplicados nas turmas do 6° e 9° ano e ainda utilizamos as ferramentas de Sistemas de Informação Geográficas (SIGs).
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MARTINS, João Victor Gaspar. As políticas educacionais e sua relação com a dinâmica espacial das escolas e práticas espaciais de crianças e jovens escolares: um olhar para Papucaia, Cachoeiras de Macacu/R J (2010-2018). 2022. 197 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
EspaçoCachoeiras de Macacu/RJ
Política educacional
Ensino fundamental
Cachoeiras de Macacu (RJ)
Space
Cachoeiras de Macacu / RJ
Educational policies