Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/324
Title: Os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática
Authors: Dassie, Bruno Alves
Issue Date: 2011
Publisher: Comitê Interamericano de Educação Matemática
Citation: DASSIE, B. A. Os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIII, 2011, Recife. Anais ... Recife: EDUMATEC-UFPE, 2011. Disponível em:<http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/artigos/1149.pdf>.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática.
Abstract: Com a nova estrutura para a matemática escolar implantada pelo Colégio Pedro II, a partir de 1929, surgiu também um novo tipo de livro didático destinado a esta disciplina. A matemática na educação secundária deveria ser sempre considerada como um conjunto harmônico, pois um dos pontos fundamentais da reforma foi a fusão dos diferentes ramos (aritmética, álgebra, geometria e trigonometria). Dessa forma, novos livros didáticos deveriam ser editados para o ensino da matemática. Neste momento, surgem quatro coleções. Assim, o objetivo desta comunicação é apresentar detalhes destas obras e mostrar a partir de algumas análises como as novas propostas foram ou não incorporadas nestes livros.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/324
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIAEM_2011_DASSIE.pdf333.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.