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A DISCIPLINA DE LIBRAS NO ESPAÇO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES IMPORTANTES
Abstract
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou refletir sobre a disciplina de Libras obrigatória nos cursos de Licenciatura de uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro a partir da Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Como objetivos específicos, teve-se: a) realizar estudos teóricos sobre o tema de pesquisa; b) realizar pesquisa de campo em uma unidade de uma Universidade pública do estado do Rio de Janeiro no intuito de perceber o tema de pesquisa na prática; c) destacar algumas reflexões referente aos aspectos legais e realidade da universitária sobre a inserção/prática da Libras no espaço do Ensino Superior. Optou-se pela seguinte pergunta de pesquisa: o que pensam os alunos que frequentam o espaço do ensino superior sobre a disciplina de Libras? Para isso, metodologicamente, optou-se pela organização e disponibilização de um questionário aos estudantes que frequentam ou frequentaram a disciplina, a fim de saber suas experiências acadêmicas com a Libras e o que pensam sobre o assunto relacionando-a com os aspectos legais da Lei de Libras. Como resultados, foi possível perceber as limitações que a disciplina (que se divide em questões teóricas e prática da língua) apresenta em nível de tempo limitado, bem como a necessidade de, por este mesmo motivo, ser busca constante pelos estudantes/futuros professores que desejam contribuir para qualificar a inclusão de alunos surdos.
[Texto sem Formatação]
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