Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Computação - IC
  • BSI - Curso de Graduação em Sistemas de Informação - Bacharelado - Niterói
  • BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Computação - IC
  • BSI - Curso de Graduação em Sistemas de Informação - Bacharelado - Niterói
  • BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
4___Monografia_ok.pdf (770.9Kb)

Collections
  • BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O PAPEL DO BIG DATA NA EDUCAÇÃO: APRIMORANDO MÉTODOS DE ENSINO E ENRIQUECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Aguiar, Nicole Luongo et al.
Abstract
O advento da era digital trouxe uma vasta quantidade de dados, inaugurando a era do Big Data. Essa tendência, que vai além dos domínios da ciência de dados e da tecnologia da informação, tem alcançado diversos setores, incluindo a educação. Este estudo propõe-se a explorar a influência do Big Data na educação, enfocando como ele está transformando métodos ultrapassados e ineficazes de ensino e enriquecendo o processo de aprendizagem. A integração do Big Data no setor educacional representa uma mudança paradigmática, trazendo consigo novos desafios e abrindo um leque de possibilidades para professores, alunos e instituições educacionais. A análise em questão, fundamentada na premissa de que o Big Data tem o potencial de aprimorar significativamente a qualidade do ensino e do aprendizado, visa compreender como esta tecnologia pode ser efetivamente aplicada no contexto educacional. Exploramos a capacidade do Big Data de processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, o que nos permite entender melhor as necessidades e comportamentos dos alunos. Isso, por sua vez, possibilita o desenvolvimento de métodos de ensino mais personalizados e adaptativos, que promovem um ambiente educacional mais dinâmico e interativo. Analisamos também as implicações práticas da aplicação do Big Data na educação, incluindo estratégias de coleta de dados, as tecnologias envolvidas e os desafios éticos no uso de informações sensíveis dos alunos. Através de exemplos reais, investigamos como o Big Data está sendo implementado para melhorar o ensino e o aprendizado, tanto em escolas quanto em plataformas de ensino digital, proporcionando percepções enriquecedoras para educadores
[Texto sem Formatação]
Author
Aguiar, Nicole Luongo
Carvalho, Jorge Augusto Vieira Gomes da Costa
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
AGUIAR, Nicole Luongo; CARVALHO, Jorge Augusto Vieira Gomes da Costa. O papel do Big Data na educação: aprimorando métodos de ensino e enriquecendo o processo de aprendizagem. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Big Data
Educação
Coleta de dados
Métodos de ensino
Tecnologia educacional
Acurácia dos dados
Método de ensino
Education
Data collect
Learning methods
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32515
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram