Metadata
Show full item record
REVISITANDO O ESTUDO DA MODELAGEM MOLECULAR DE SISTEMAS DIBENZOSUBERÔNICOS COM POTENCIAL ATIVIDADE NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Antipsicóticos
ΔE HOMO-LUMO
RMN
DFT
Química computacional
Estrutura molecular (Química orgânica)
Espectro molecular
Modelagem molecular
Psicotrópico
Antidepressants
Antipsychotics
NMR
Abstract
O presente estudo se dedica à reinvestigação da relação entre a atividade psicotrópica de 28 fármacos antidepressivos e antipsicóticos, além de 2 substâncias com potencial antidepressivo, e o valor do ΔE HOMO-LUMO. Para tal, foram empregados métodos teóricos como AM1, DFT (B3LYP-D3/def2TZVP) e MP2, para analisar as substâncias pertencentes às categorias mencionadas. Os resultados indicam que não se pode correlacionar diretamente o valor de ΔE HOMO-LUMO e a atividade psicotrópica dos fármacos investigados, contrário ao indicado inicialmente em trabalhos anteriores na literatura. A expansão do conjunto de amostras permitiu identificar pontos fora da curva em relação à faixa de valores percebida no trabalho de Cogordan (1999), o que ressalta a importância de uma abordagem mais detalhada na avaliação das propriedades eletrônicas desses compostos. Entretanto, foi corroborada a observação de Cogordan (1999) quanto à tendência de fármacos com propriedades antipsicóticas apresentarem predominantemente valores inferiores de ΔE HOMO-LUMO, enquanto fármacos antidepressivos estão associados a valores superiores de ΔE HOMO-LUMO. Este trabalho se debruçou também sobre a simulação de espectros de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de dois tetraciclos derivados da dibenzosuberona, um proveniente da reação com a hidrazina e o outro da reação com a guanidina. Ambos os compostos despertam interesse em nosso grupo de pesquisa devido ao potencial como agentes antidepressivos e antipsicóticos. A simulação de RMN, utilizando o método GIAO-mPW1PW91/6-31G(d), ofereceu insights valiosos sobre a estrutura molecular resultante da síntese desses compostos, especialmente considerando a existência de dados de RMN antigos, de baixa resolução, e dados mais recentes com resultados de resolução otimizada na literatura. Os resultados das análises de RMN demonstraram uma concordância significativa entre os dados experimentais e os dados teóricos, evidenciada pelos valores de MAD, RMSD e coeficiente de correlação linear (r2). Tais resultados corroboram a eficácia da síntese realizada por Viana (2020) e validam a estrutura molecular dos compostos HM1 e HM2. Dessa forma, esta pesquisa representa uma contribuição substancial para o entendimento das relações entre a estrutura molecular e a atividade farmacológica em fármacos psicotrópicos. Adicionalmente, estabelece uma base sólida para investigações futuras voltadas ao desenvolvimento de novos agentes terapêuticos no campo da psicofarmacologia, com potencial impacto positivo na prática clínica e na qualidade de vida dos pacientes.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
FERRO, Mylenna Vieira. Revisitando o estudo da modelagem molecular de sistemas dibenzosuberônicos com potencial atividade no sistema nervoso central. 2023. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
AntidepressivosAntipsicóticos
ΔE HOMO-LUMO
RMN
DFT
Química computacional
Estrutura molecular (Química orgânica)
Espectro molecular
Modelagem molecular
Psicotrópico
Antidepressants
Antipsychotics
NMR