Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/326
Title: Professores-autores de compêndios de Mate mática no século XIX
Authors: Soares, Flávia dos Santos
Issue Date: 2011
Publisher: Comitê Interamericano de Educação Matemática
Citation: SOARES, F.S. Professores-autores de compêndios de Matemática no século XIX. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIII, 2011, Recife. Anais ... Recife: EDUMATEC-UFPE, 2011. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/artigos/914.pdf>.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática.
Abstract: Debates sobre diversos aspectos dos manuais didáticos foram frequentes o todo o século XIX. A crescente implantação do método simultâneo estimulou a produção de materiais pedagógicos destinados a essa nova organização do ensino. Os compêndios adquirem importância na estruturação das disciplinas escolares e atuam como fundamentais na formação e institucionalização da escola brasileira. A produção didática cresce e revela-se um ramo com possibilidades de lucro. As livrarias ampliam suas funções, deixando a função de meramente distribuidores de livros e passando a ser também editores. É nesse ambiente que se nota um início da atuação de professores como autores de livros didáticos. Esse texto tem como objetivo fazer algumas considerações sobre a figura do professor-autor de livros didáticos de Matemática durante o século XIX, época em que começam a surgir as primeiras obras destinadas as escolas elementares e secundárias escritas por autores brasileiros.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/326
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIAEM_2011_SOARES.pdf217.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.