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PRETOS DO IACS/UFF: PERTENCIMENTOS, LUTAS, IDENTIDADES E ESPECIFICIDADES
Souza, Julia Barros de
Resumen
Esse estudo possui como finalidade descrever sobre o ingresso de negros nos cursos de artes e comunicação do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense. Além disso, enfatiza a ampliação da negritude que ocupa espaços negados historicamente, visto de um olhar estrutural. Para tanto, apresenta o histórico de negação, desde o Ensino Fundamental à Graduação. Onde diversos alunos já tiveram que desfazer de suas raízes para preencher lugares ocupados majoritariamente pela branquitude e ao mesmo tempo tentando fortalecer o sentimento de pertencimento daquele que convive em sociedade, querendo ser aceito de modo como é; e nem sempre precisando ser identificado como um indivíduo estereotipado. Ressalta-se que o negro será identificado como o protagonista principal do estudo, além de outras questões que mostram como o espaço do IACS se tornou multiculturalista e o que tem sido feito para que os negros possam ser cada vez mais aceitos em ambientes nos quais não eram bem-vindos até determinados tempos atrás. Ao concluir o trabalho foi possível verificar que ingresso dos negros nos cursos de artes e comunicação do IACS, trouxe benefícios para que esses indivíduos possam ter seu espaço nas instituições de ensino, o que lhes proporciona maior conhecimento e informação no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, especialmente, no Brasil.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Sujeta/Sujeto(s)
Negros
Cursos de Artes e Comunicação
Ensino fundamental
Graduação
Letramento racial
Branquitude
Silenciamento
Racismo
Negro
Ensino superior
Blacks
Arts and Communication Courses
Elementary school
Graduation
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32659
Término de licencia
CC-BY-SA
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