Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • GGR - Curso de Graduação em Produção Cultural - Bacharelado - Niterói
  • GGR - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • GGR - Curso de Graduação em Produção Cultural - Bacharelado - Niterói
  • GGR - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
2023-2_TCC_Julia-Barros-de-Sou... (886.1Kb)

Coleções
  • GGR - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
PRETOS DO IACS/UFF: PERTENCIMENTOS, LUTAS, IDENTIDADES E ESPECIFICIDADES
Souza, Julia Barros de
Resumo
Esse estudo possui como finalidade descrever sobre o ingresso de negros nos cursos de artes e comunicação do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense. Além disso, enfatiza a ampliação da negritude que ocupa espaços negados historicamente, visto de um olhar estrutural. Para tanto, apresenta o histórico de negação, desde o Ensino Fundamental à Graduação. Onde diversos alunos já tiveram que desfazer de suas raízes para preencher lugares ocupados majoritariamente pela branquitude e ao mesmo tempo tentando fortalecer o sentimento de pertencimento daquele que convive em sociedade, querendo ser aceito de modo como é; e nem sempre precisando ser identificado como um indivíduo estereotipado. Ressalta-se que o negro será identificado como o protagonista principal do estudo, além de outras questões que mostram como o espaço do IACS se tornou multiculturalista e o que tem sido feito para que os negros possam ser cada vez mais aceitos em ambientes nos quais não eram bem-vindos até determinados tempos atrás. Ao concluir o trabalho foi possível verificar que ingresso dos negros nos cursos de artes e comunicação do IACS, trouxe benefícios para que esses indivíduos possam ter seu espaço nas instituições de ensino, o que lhes proporciona maior conhecimento e informação no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, especialmente, no Brasil.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Assunto(s)
Negros
Cursos de Artes e Comunicação
Ensino fundamental
Graduação
Letramento racial
Branquitude
Silenciamento
Racismo
Negro
Ensino superior
Blacks
Arts and Communication Courses
Elementary school
Graduation
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32659
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram