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IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS FORMAS DE CONSUMO E PRODUÇÃO DAS ARTES PLÁSTICAS
Moreira, Caio de Freitas
Abstract
Este trabalho busca trazer uma análise sobre as novas formas de produção e consumo de artes, que tem tomado um papel preponderante dentro do universo artístico nos últimos anos, tornando-se em um mercado autossustentável. As novas tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial), NFT, realidade virtual, estão mudando drasticamente a forma que diversos artistas encaram o conceito de propriedade artística e intelectual, já que novas artes são produzidas por agentes que, tecnicamente, não reivindicam autoria sobre elas. Além disso, as novas tecnologias contribuem para a desburocratização do comércio de arte, já que, tradicionalmente, ao comprar uma obra de arte física é preciso uma transportadora especializada, pagamento de diferentes taxas e lidar com documentos, entre outros aspectos. Já com as novas tecnologias, pode ser estabelecida uma relação direta entre comprador e vendedor. Por conta disso, muitos aderiram às novas produções artísticas, que podem trazer impactos muitas vezes negativos principalmente para os artistas, muitos dos quais têm seus trabalhos utilizados para alimentar as ferramentas que criam obras de arte a partir de inteligência artificial, e muitas vezes sem seu consentimento. Por ser uma prática muito recente, tanto os estudos nacionais quanto internacionais não são muito abundantes nessa questão, e por conta dessa escassez, esse estudo se torna necessário. Para este estudo iremos analisar o conceito de arte e como o mercado de arte se compunha até então, antes da chegada dessas novas tecnologias, e como essa chegada impactou o cenário e suas consequências. Esse estudo também busca demonstrar como a arte, mesmo em suas diversas formas atuais, ainda é utilizada continuamente como símbolo de poder e fator hierarquizante.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Mercado da arte
Arte digital
NFTs
Inteligência Artificial
Inteligência artificial
Arte digital
Processamento digital de imagem
Realidade virtual na arte
Indústria cultural
Art Market
Digital art
NFTs
Artificial Intelligence
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32718
License Term
CC-BY-SA
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