Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3275
Title: Ler imagens e ver textos: informação em fotografias e legendas de jornais impressos
Authors: Silva, Nadja Pattresi de Souza e
metadata.dc.contributor.advisor: Monnerat, Rosane Santos Mauro
Issue Date: 3-Apr-2017
Abstract: Alinhada à perspectiva dos estudos do discurso, a pesquisa concentra-se na análise de fotografias e legendas em capas de jornais impressos. À luz da Semiolinguística, abordagem de Análise do Discurso que relaciona fatores linguageiros, discursivos e situacionais, o trabalho pretende analisar de que modo o duplo contrato de comunicação da mídia, consubstanciado pelas visadas de informação e de captação, constitui-se na relação entre duas semioses: a verbal e a visual. O corpus compõe-se de pares de fotografias e legendas extraídas de capas de O Globo e da Folha de S. Paulo, contemplando um recorte temático e diacrônico que corresponde a quase um século de existência dos jornais. A fim de atender a esse propósito, parte-se do exame da diagramação das capas, bem como da configuração discursiva mais recorrente nesse espaço, considerando as imagens e suas legendas. Assim, devido à natureza híbrida dos itens investigados, recorre-se, ainda, a estudos sobre o fotojornalismo e à natureza gráfica das imagens. As concepções de imaginário sociodiscursivo e intericonicidade serão também convocadas, uma vez que a visada de captação, a partir do apelo às emoções do leitor pelo discurso, pressupõe a mobilização de representações sociais. Com o enfoque voltado, especificamente, para três áreas temáticas (futebol, movimentos populares e episódios de guerra e terrorismo), tornou-se possível inferir paradigmas específicos de semiotização dos eventos tanto na fotografia e na legenda quanto na integração entre as duas materialidades, aspecto que representa o objeto central de investigação da pesquisa.
metadata.dc.description.abstractother: Based on discursive studies, this research focuses on the analysis of photographies and their captions in newspapers’ front pages. Through the semiolinguistic perspective, which integrates linguistic, discursive and situational aspects, the study aims at examining the way in which the double media contract – to inform and to catch reader’s attention – is formed by the connection between the verbal and visual text. The data consist of photographies and captions taken from the front pages of O Globo and Folha de S. Paulo, a selection which results from a thematic and diachronic criterium. In order to fulfill this objective, the front page organization is considered, as well as its most recurrent discursive orientation as far as photos and captions are concerned. Due to the hybrid nature of the analyzed data, thus, researches on photojournalism and graphic images are referred to. The conception on social and discursive representations and intericonicity are also explored, since the purpose of catching readers’ attention by the use of discursive-oriented emotions lies on the reference to social imaginary. Resorting to the three thematic areas selected (soccer, popular demonstrations and war and terrorism), it was possible to infer specific paradigms of the semiotization of the events at stake both in photographies and captions, as well as in the integration of the two semiotic materials (visual and verbal), which stands as the main study object of this research.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3275
Appears in Collections:POSLING - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf7.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.