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dc.contributor.advisorOliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e-
dc.contributor.authorAlt, João Carlos de Morais-
dc.date.accessioned2017-04-03T17:35:25Z-
dc.date.available2017-04-03T17:35:25Z-
dc.date.issued2017-04-03-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3277-
dc.description.abstractEm meados do Século XIX as histórias em quadrinhos despontaram na cultura ocidental como uma forma de linguagem fundada no sincretismo verbo/imagem, que propiciou uma nova experiência de leitura. Recentemente, surgiram as chamadas histórias em quadrinhos abstratas que trouxeram consigo novas possibilidades de interação com as HQs, promoveram rearranjos no equilíbrio entre os planos da função semiótica e configuraram um novo campo para os estudos da significação. Esta tese, que opera na interface dos estudos de comunicação e semiótica, investiga os mecanismos de produção de sentido nas HQs tradicionais e abstratas, compara procedimentos enunciativos das duas correntes, e analisa, com enfoque na narratividade do conteúdo e na narratividade da expressão, a dinâmica da relação entre os dois planos da linguagem, à medida que o olhar analítico se desloca do domínio dos quadrinhos canônicos para o dos quadrinhos abstratos. Para isso, dá prioridade aos conceitos e ferramentas de análise das vertentes plástica e tensiva da semiótica, mas recorre também a fundamentos da psicologia da percepção e da história da arte, e a exemplos ilustrativos e noções pertinentes aos campos da pintura, da literatura e das artes gráficas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-04-03T17:34:30Z No. of bitstreams: 1 Tese_Joao Alt.pdf: 13032903 bytes, checksum: a88b473b5819e948ca36ca147db3950a (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleSemiótica e quadrinhos: modulações do sentido nas HQs canônicas e abstrataspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.subject.keywordSincretismopt_BR
dc.subject.keywordNarratividadept_BR
dc.subject.keywordHistória em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordQuadrinhos abstratospt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.subject.descriptorSemióticapt_BR
dc.subject.descriptorHistória em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordotherSemioticspt_BR
dc.subject.keywordotherSyncretismpt_BR
dc.subject.keywordotherNarrativitypt_BR
dc.subject.keywordotherComicspt_BR
dc.subject.keywordotherAbstract comicspt_BR
dc.description.abstractotherDuring the nineteenth century, comics emerged amongst western culture as a form of language grounded on the word/picture syncretism, which provided a new reading experience. Recently, the so-called abstract comics have brought new possibilities of interaction with comics, reorganizing the balance between the plans of semiotic function and setting a new field of the study of meaning. This thesis, which operates amidst the studies of communication and semiotics, looks into the mechanics of meaning construction in traditional and abstract comics, compares discursive procedures of both courses, and analyses, concerning mainly content and expression narrativities, the dynamics between the two plans of language as the analytical eye places itself further from canonical comics towards abstract comics. Thereto, it prioritizes the concepts and tools of analysis of both plastic semiotics and the tensive model, but also calls upon grounds of psychology of art, gestalt theory and art history, and illustrative examples and notions concerning the fields of painting, literature and graphic arts.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Doutoradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.contributor.advisorcoMancini, Renata Ciampone-
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Estudos de Linguagempt_BR
dc.degree.date2015-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:POSLING - Tese e Dissertação

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