Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/329
Title: O livro didático de Matemática da escola secundária brasileira na Primeira República (1889-1930)
Authors: Dassie, Bruno Alves
Issue Date: 2011
Publisher: José Manuel Matos e Manuel Saraiva, Editores. UIED, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
Citation: DASSIE, B.A. O livro didático de Matemática da escola secundária brasileira na Primeira República (1889-1930). In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, I, 2011, Covilhã. Actas... Lisboa: UIED, 2011. p. 179-187. Disponível em: <http://www.apm.pt/files/177852_C12_4dd79d7216e36.pdf>.
metadata.dc.relation.ispartof: Actas do I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática
Abstract: Entre o final da década de 1920 e o início da década de 1930, os programas de ensino passaram de uma estrutura fragmentada (aritmética – álgebra – geometria – trigonometria) para uma unidade denominada matemática . Esta mudança acarretou alterações expressivas nos livros didáticos de matemática destinados ao ensino secundário. Os livros de aritmética, álgebra, geometria e trigonometria deixaram de ser constituídos em separados. Passamos a ter um livro didático de matemática , diferente para cada uma das séries do ensino. Esta ruptura acarretou mudanças que são observadas até os dias atuais. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar os primeiros resultados da desta pesquisa, dedicada aos livros que precedem a ruptura citada. Na análise que segue, foram consideradas as seguintes categorias: estrutura editorial ; seleção e distribuição dos conteúdos; abordagem dos conteúdos; e metodologia de ensino.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/329
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIHEM_2011_DASSIE_B.pdf192.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.