• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Doutorado - Niterói
  • POSLING - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Letras - IL
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Doutorado - Niterói
  • POSLING - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TESE-COMPLETA-M_AparecidaMorei... (9.101Mb)

Collections
  • POSLING - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E EXPANSÃO DO SISTEMA DE ATIVIDADE ENSINAR E APRENDER INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Moreira, Maria Aparecida Oliveira | Posted on: 2015
Abstract
O presente trabalho narra a trajetória de um ciclo de aprendizagem expansiva, concebido sob a forma de um projeto pedagógico de criação, experimentação e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para complementar e expandir as aulas de língua inglesa do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa teve como objetivo suscitar reflexões sobre como a adoção de uma tecnologia da Web 2.0 contribuiu para a construção de um novo modelo para o sistema de atividade aulas de inglês na escola. Tal modelo consiste de uma situação híbrida de ensino e aprendizagem que, além de conjugar a experiência virtual com a presencial, também oferece a alunos e professor a experimentação de novas formas de ensinar e aprender pautadas na interação social e na colaboração, elementos que fundamentam o paradigma da Aprendizagem Participativa, em contraponto ao Paradigma da Aquisição que ainda predomina nos ambientes escolares (SFARD, 1998). O projeto foi descrito e analisado dentro da ótica da Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural (TASHC) e segue o modelo do ciclo da Aprendizagem Expansiva de Engeström (1987), caracterizada como a 3ª geração da referida teoria. A TASHC se mostrou um caminho viável para o acompanhamento e a compreensão do processo de transformação promovido pelo projeto na prática pedagógica. Conceitos desenvolvidos dentro desse referencial teórico, como contradição e agência, orientaram tanto o próprio ciclo de aprendizagem quanto a interpretação dos dados por ele gerados. Os dados revelaram indícios de que as oportunidades promovidas pelo projeto resultaram na emergência de um modelo híbrido de aprendizagem, ainda que incipiente. Foi possível também observar entre os alunos que se engajaram no projeto a emergência de uma nova modalidade de agência que os conduziu à reconceitualização do objeto da atividade aulas de inglês na escola. Por fim, o ciclo expansivo fez emergir novas contradições, sobretudo aquelas originadas pelo conflito entre os dois paradigmas de ensino e aprendizagem mencionados acima. Tais contradições apontam para a necessidade de continuidade do referido ciclo. Desse modo, a minha expectativa é de que o presente trabalho possa contribuir para estimular a reflexão sobre o potencial inovador que as novas tecnologias oferecem ao ensino de língua inglesa no país, quando sua adoção é compreendida dentro do contexto histórico e social dessa prática pedagógica
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Subject(s)
Ensino de língua inglesa
Teoria da atividade
Escola pública
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ambiente virtual de aprendizagem
Língua inglesa
Escola pública
Teaching and learning of english
Activity theory
Public education
Online learning environments
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3295
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram