O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
Dassie, Bruno Alves | Publicado en:
2011
Resumen
Entre o final da década de 1920 e o início da década de 1930, os programas de ensino passaram de uma estrutura fragmentada (aritmética – álgebra – geometria – trigonometria) para uma unidade denominada matemática . Esta mudança acarretou
alterações expressivas nos livros didáticos de matemática destinados ao ensino secundário. Os livros de aritmética, álgebra, geometria e trigonometria deixaram de ser constituídos em separados. Passamos a ter um livro didático de matemática
, diferente para cada uma das séries do ensino. Esta ruptura acarretou mudanças que são observadas até os dias atuais. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar os primeiros resultados da desta pesquisa, dedicada aos livros que
precedem a ruptura citada. Na análise que segue, foram consideradas as seguintes categorias: estrutura editorial
; seleção e distribuição dos conteúdos; abordagem dos
conteúdos; e metodologia de ensino.
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