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O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
Dassie, Bruno Alves | Publicado en: 2011
Resumen
Entre o final da década de 1920 e o início da década de 1930, os programas de ensino passaram de uma estrutura fragmentada (aritmética – álgebra – geometria – trigonometria) para uma unidade denominada matemática . Esta mudança acarretou alterações expressivas nos livros didáticos de matemática destinados ao ensino secundário. Os livros de aritmética, álgebra, geometria e trigonometria deixaram de ser constituídos em separados. Passamos a ter um livro didático de matemática , diferente para cada uma das séries do ensino. Esta ruptura acarretou mudanças que são observadas até os dias atuais. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar os primeiros resultados da desta pesquisa, dedicada aos livros que precedem a ruptura citada. Na análise que segue, foram consideradas as seguintes categorias: estrutura editorial ; seleção e distribuição dos conteúdos; abordagem dos conteúdos; e metodologia de ensino.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Anais de Evento
Editora/Editor
José Manuel Matos e Manuel Saraiva, Editores. UIED, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
Notas
Actas Completas disponível em:<http://www.uied.fct.unl.pt/sites/www.uied.fct.unl.pt/files/Livros%20UIED/Actas-CIHEM%20ordenado.pdf>. ISBN: 978-989-97487-1-2.
Fuente
DASSIE, B.A. O livro didático de Matemática da escola secundária brasileira na Primeira República (1889-1930). In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, I, 2011, Covilhã. Actas... Lisboa: UIED, 2011. p. 179-187. Disponível em: <http://www.apm.pt/files/177852_C12_4dd79d7216e36.pdf>.
Sujeta/Sujeto(s)
Livro didático
Escola secundária
História da educação matemática
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/329
Término de licencia
CC-BY-SA
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