GAMER, ESPECTADOR, PLAYER E FÃ: A EXPERIÊNCIA DO PÚBLICO BRASILEIRO NA TWITCH.TV
Espectatorialidade
Live streaming
Twitch.tv
Brasil
Videogame
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Videogames
Spectatorship
Live streaming
Twitch.tv
Brazil
Abstract
No espaço digital e na era da plataformização o assistir a jogos tem adquirido um novo sentido. Audiências e fãs do universo dos videogames têm desenvolvido suas práticas de espectatorialidade de diversas formas, tendo sua atividade suportada, moldada e influenciada por plataformas de compartilhamento audiovisual. A presente dissertação tem como objetivo analisar a experiência do espectador brasileiro de jogos nas comunidades digitais da plataforma de streaming Twitch.tv. Por meio de uma abordagem de inspiração etnográfica, investigando as práticas, processos sociais, performances e principalmente os objetivos do espectador durante, através e além do assistir, a pesquisa é direcionada por três hipóteses: a realidade onde consumidores e fãs de jogos tem preferido o assistir em detrimento do jogar; o argumento da inserção do “observador” a) no espaço da atividade do jogar – se tornando um espectador participante e um companheiro de jogo –, e b) na comunidade e cultura gamer em si, considerando o pertencimento daquele que supostamente apenas assiste num mundo de jogadores; e por último a relevância de duas principais motivações para espectadores de jogos no Brasil: a figura do streamer e o impacto do fator socioeconômico. A partir do problema se articulará a produção de categorias de motivação de consumo na espectatorialidade de jogos considerando um levantamento e base teórica multidisciplinar de campos dos estudos da Comunicação, Game Studies e Ciências Sociais, assim como a coleta de dados através de questionário online com usuários brasileiros da Twitch.tv. A base construída nos auxilia a compreender o fator social-interativo da plataforma e a estrutura de relações e influências entre meio, streamer e audiência, caminhando ao encontro da reflexão sobre a identidade e o papel do espectador brasileiro, assim como suas subjetividades social, política e econômicas como consumidores e indivíduos de uma cultura dos jogos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
COEMA, Dara. Gamer, espectador, player e fã: A experiência do público brasileiro na Twitch.tv. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
VideogamesEspectatorialidade
Live streaming
Twitch.tv
Brasil
Videogame
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Videogames
Spectatorship
Live streaming
Twitch.tv
Brazil