MA RAINEY, BESSIE SMITH E O RENASCIMENTO DO HARLEM: SEXUALIDADE, POLÍTICA E CULTURA NEGRAS NOS EUA
Blues
Afrocentricidade
Diáspora
Afrocentrismo
Blues (Música)
Music
Blues
Afrocentricity
Diaspora
Resumen
Por meio dessa pesquisa, tendo como base o conceito de afrocentricidade cunhado pelo
pesquisador Molefi Asante, busco analisar a forma como Ma Rainey e Bessie Smith
dialogaram com o principal movimento político e artístico negro americano da década de
1930, o Renascimento do Harlem. Defendo que tal movimento contribuiu para a elaboração
de uma nova forma de ser negro, reimaginando a própria imagem por meio da arte e
reivindicando mudanças sociais a partir da luta antirracista. A partir da noção de autoficção
elaborada por Kimberly Mack, busco compreender de que forma Rainey e Smith
mobilizaram o Blues a fim canalizar suas reivindicações por uma nova realidade social para
o povo negro – especialmente as mulheres –, criando laços afetivos por meio de suas
obras, mobilizando a música como canal de expressão criativa e de resistência.
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Tipo de documento
DissertaçãoFuente
NASCIMENTO, Lucas de Oliveira do. Ma Rainey, Bessie Smith e o renascimento do Harlem: sexualidade, política e cultura negras nos EUA. 2023. 139p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades. Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Sujeta/Sujeto(s)
MúsicaBlues
Afrocentricidade
Diáspora
Afrocentrismo
Blues (Música)
Music
Blues
Afrocentricity
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