HÉLIO OITICICA: ARTE COMO EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA
Obras e textos
Poética
Participação
Vivência
Descondicionamento
Liberdade
Vontade construtiva
Antiarte
Utopia
Oiticica, Hélio, 1937-1980
Brasil
Arte moderna
Século XX
Vanguarda (Estética)
Works and writings
Participation
Art and life
Deconditioning
Freedom
Abstract
Na presente dissertação, pretende-se, a partir da identificação dos principais pontos de
discussão na constituição da poética de Hélio Oiticica, desenvolver essas questões em paralelo
com algumas de suas obras, observando sua produção como um todo que se constitui em
participação do público, objeto artístico e seus textos. Isso com o intuito de contribuir para a
reflexão sobre seu processo artístico na relação obra-poética-público-sistema.
Com essa finalidade, foram escolhidos os seguintes itens e obras para serem analisados: o
deslimite entre as artes e a tendência ao objeto nas obras Metaesquemas; Monocromáticos
(Invenções); Relevos Neoconcretos; Bilaterais e Relevos Espaciais; a participação do público nos
Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés e Ninhos; a vontade construtiva e antropofágica na
Tropicália; o descondicionamento proposto no Éden; a utopia da antiarte presente nas
proposições do projeto Barracão, da apropriação Manhattan Brutalista e da performance
Delirium Ambulatorium ao se oporem à institucionalização.
Esses pontos de questionamento, presentes em suas obras e textos, foram levantados,
inicialmente, para essa dissertação, a partir do texto do artista e, posteriormente, também
contribuíram, especificamente, para pensar sobre sua poética, os livros (op. cit) de Maria José
Justino; de Celso Favaretto; e de Paola Berenstein Jacques.
Pôde-se perceber, no decorrer da dissertação, como utopia maior que conduz o seu fazer, a
aproximação arte e vida através do “delírio ambulatório” da participação que movimenta os
espaços na busca de si mesmo. Por isso, recolocando a questão de Jacques, “é preciso pensar em
conservar a noção de participação e, ao mesmo tempo, conservar os espaços em movimento”
(Jacques, 2003, p. 150). Isso pode ser percebido como questão definitiva na poética de Oiticica
que, se observada por esse posicionamento crítico, aponta a necessidade do descondicionamento
para se alcançar a liberdade interior que seria ampliada para o entorno.
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Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Cinara de Andrade. Hélio Oiticica: arte como experiência participativa. 2006. 135f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, 2006.Subject(s)
Hélio OiticicaObras e textos
Poética
Participação
Vivência
Descondicionamento
Liberdade
Vontade construtiva
Antiarte
Utopia
Oiticica, Hélio, 1937-1980
Brasil
Arte moderna
Século XX
Vanguarda (Estética)
Works and writings
Participation
Art and life
Deconditioning
Freedom