O ESTEREÓTIPO DA MULATA INCORPORADO À MULHER NEGRA, FAVELADA E CARIOCA NOS VIDEOCLIPES
Videoclipes
Favela
Raça
Gênero
Feminismo negro
Interseccional
Mulher negra
Feminismo
Representação social
Representation
Music videos
Favela
Race
Gender
Black feminism
Intersectionality
Abstract
Nos últimos anos, as favelas cariocas têm sido utilizadas frequentemente como cenário em videoclipes nacionais e internacionais de diferentes gêneros musicais. Com essa motivação, a presente pesquisa tem como objetivo investigar por que e como acontece a representação das mulheres negras moradoras destes espaços. Iniciamos este trabalho analisando a consolidação do videoclipe (HOLZBACH, 2013) e como se deu sua relação racial no Brasil e fora dele, a fim de compreender o contexto no qual mulheres negras estão inseridas. Continuamente, o trabalho propõe trazer alguns fatores, por meio do estudo de Bianca Freire-Medeiros (2009), que contribuíram para que as favelas cariocas se tornassem ponto turístico, e consequentemente locais procurados para gravações desses vídeos. Logo após, é realizada uma contextualização histórica do estereótipo e turistificação da mulata por meio do poema Mulata Exportação de Elisa Lucinda, com o intuito de apontar como esse processo se construiu até os dias de hoje. Por fim, são realizadas análises discursivas e estéticas da representação da mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes de Beautiful (2002), de Snoop Dogg e Pharrell Williams, e Vai Malandra (2017), de Anitta, Maejor e MC Zaac. Com os dados levantados foi percebido que estes corpos seguem sendo estereotipados, porém com novas roupagens e funções em uma ordem social, que deveria ser democrática, mas mantém intactas as relações de gênero, segundo a cor e a raça instituídas no período escravista.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
RAPHAEL, Izabel dos Anjos. O estereótipo da mulata incorporado à mulher negra, favelada e carioca nos videoclipes. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
RepresentaçãoVideoclipes
Favela
Raça
Gênero
Feminismo negro
Interseccional
Mulher negra
Feminismo
Representação social
Representation
Music videos
Favela
Race
Gender
Black feminism
Intersectionality