Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Flávia-
dc.date.accessioned2014-07-09T19:07:22Z-
dc.date.available2014-07-09T19:07:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSoares, F.S. Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX. Bolema, v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010. ISSN eletrônico: 1980-4415. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/viewFile/3739/3149>.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/331-
dc.description22p. ISSN impresso: 0103-636X ISSN eletrônico: 1980-4415pt_BR
dc.description.abstractNa tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos. A análise dessas provas é capaz de revelar quais as exigências para o exercício do magistério e trazer à tona questões importantes a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos exames para os cargos de professor de Matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil no século XIX, o Colégio Pedro II.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Soares (flasoares.rlk@gmail.com) on 2014-07-07T20:09:26Z No. of bitstreams: 1 BOLEMA_2010_SOARES.pdf: 679776 bytes, checksum: 3e0eaa2635639b8d02950a4a098c57ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Dulce (mdulce@ndc.uff.br) on 2014-07-09T19:07:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOLEMA_2010_SOARES.pdf: 679776 bytes, checksum: 3e0eaa2635639b8d02950a4a098c57ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-09T19:07:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOLEMA_2010_SOARES.pdf: 679776 bytes, checksum: 3e0eaa2635639b8d02950a4a098c57ff (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhopt_BR
dc.relation.ispartofBoletim de Educação Matemática. v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010.pt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleAnalisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIXpt_BR
dc.title.alternativeAnalyzing job entry examinations for Mathematics teachers of Colegio Pedro II during the 19th Centurypt_BR
dc.typeArtigo de periódicospt_BR
dc.description.versionSimpt_BR
dc.subject.keywordConcursospt_BR
dc.subject.keywordProfessor de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordSéculo XIXpt_BR
dc.subject.keywordColégio Pedro IIpt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.subject.keywordotherPublic contestpt_BR
dc.subject.keywordotherMathematics teacherspt_BR
dc.subject.keywordotherCentury XIXpt_BR
dc.subject.keywordotherColégio Pedro IIpt_BR
dc.description.abstractotherIn a attempt to investigate historic aspects of mathematics teaching, we ask what kind of instruments can be used to rebuild the professional trajectory of teachers and their practices, and what elements can be used to analyze the issues related to promotion of mathematics teacher in Brazil. One of these elements is public teacher job entry examinations. The analysis of these exams can show what were the requirements to work as a teacher and to clear other important questions about the conception about teachers at that time, about the contents they should teach, and others. This paper emphasizes the contents of the exams, and the formal requirements and abilities measured in those exams to act as a mathematics teacher in an important secondary education institution in the 19th Century, Colégio Pedro II.pt_BR
dc.identifier.vinculationProfessorpt_BR
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOLEMA_2010_SOARES.pdf663.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.