O CONCEITO DE FUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A ESCOLA BRASILEIRA
Livro didático
Ensino de matemática
Function
Textbooks
Teaching of mathematics
Resumen
Este artigo examina como o conceito de função, básico da Matemática, é abordado em livros didáticos brasileiros para o ensino secundário, escritos antes
de 1930. Hoje, enfatiza-se que este conceito deve ser estudado gráfica, numérica e algebricamente, a fim de permitir que o aluno compreenda e saiba usar a ideia
de que funções exprimem variação. Como os livros didáticos atuais apresentam uma visão de função essencialmente estática, decidimos examinar textos mais antigos para verificar se o ponto de vista adotado hoje sempre esteve presente e para tentar ver a diferença entre os textos antigos e os atuais.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Autor
Tipo de documento
Anais de EventoEditora/Editor
Franck Bellemain, Verônica Gitirana Gomes Ferreira, EDUMATEC/UFPE.
Notas
11p.Fuente
Dassie, B. A.; Carvalho; J.B. P.; Manso de Almeida, R. ; Rezende, W. M. O conceito de função em livros didáticos para a escola brasileira. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, V, 2010, Recife. Anais... Recife: EDUMATEC/UFPE, 2010. CD ROM.Sujeta/Sujeto(s)
FunçãoLivro didático
Ensino de matemática
Function
Textbooks
Teaching of mathematics